Comitiva chinesa estuda novos aportes em Minas Gerais

O grupo teve o apoio de membros da diretoria da XCMG, fabricante de máquinas pesadas já instalada em Pouso Alegre (MG).

O prefeito da cidade de Pouso Alegre (MG), Agnaldo Perugini, recebeu na manhã da última quinta-feira (04) uma nova comitiva da China. Formado por representantes do governo chinês, o grupo dá continuidade a uma série de visitas que estão em curso em Minas Gerais para prospectar novos negócios. O país asiático espera firmar parcerias para instalação de novas empresas e cooperação nos segmentos de minério e agricultura. Pouso Alegre é uma das cidades sondadas para a instalação de um complexo industrial com diversas empresas chinesas.

Na missão, vieram o vice-prefeito de Xuzhou, Qi Guanshan, o subprefeito Guo Xuexi, e os membros da diretoria de administração da província de Jiangsu, Yun Zhi Jian, que comanda o setor de agricultura da província, e Liu Zhanghua. O grupo teve o apoio de membros da diretoria da XCMG, empresa chinesa já instalada em Pouso Alegre.

O prefeito Agnaldo Perugini apresentou o município aos integrantes da comitiva, fez um balanço dos últimos grandes investimentos feitos na cidade e do início do funcionamento da XCMG. “Estamos abertos para recepcionar o povo chinês para produzirmos juntos, gerar riquezas e soluções que contribuam para um mundo melhor”, disse.

Analisando a nova conjuntura econômica do município e das cidades que o cercam, Perugini ressaltou para o grupo a importância estratégica da futura instalação de um Aeroporto Internacional de Cargas. Os estudos para abertura do edital de concessão do empreendimento está em fase de conclusão na Fundação Getúlio Vargas. “É um grande investimento, que trará benefícios importantes para toda a região. Quando estiver funcionando será um importante diferencial estratégico para Pouso Alegre e cidades vizinhas”, pontuou.

Os integrantes da comitiva agradeceram o empenho do município em recepcionar as missões chinesas em Minas. Segundo eles, o sucesso da implantação da XCMG em Pouso Alegre tem servido de case para outras empresas chinesas que desejam investir no Brasil. O prefeito Agnaldo Perugini recebeu do vice-prefeito de Xuzhou um prêmio de reconhecimento ofertado às cidades cuja cooperação contribui para o desenvolvimento dos países.


Continua depois da publicidade


Em novembro, o município já havia recebido a visita de uma missão chinesa. Na oportunidade, o grupo passou uma semana visitando cidades mineiras e ao Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi).