Os mais recentes sistemas de corte e canal da Iscar

Cada vez mais na era do corte, os desenvolvimentos de campo das ferramentas Iscar mantém o seu progresso incessante, resultado do desenvolvimento contínuo dos produtos inovadores e de alta qualidade fabricados pela empresa.

Com o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa e a evolução das necessidades da indústria global, todo ano a Iscar apresenta uma infinidade de avançadas ferramentas de corte. Esse desejo de oferecer aos clientes a mais recente e eficiente tecnologia de corte dos metais reflete nos recentes lançamentos da abrangente gama de ferramentas Grip para operações de corte e canal da Iscar. 

Tang-Grip: uma pastilha tangencial de aresta única com um revolucionário sistema de fixação

A pastilha Tang-Grip da Iscar apresenta alta qualidade, possui aresta única que foi desenvolvida para possibilitar operações de corte altamente eficientes. Possui um revolucionário e seguro sistema de fixação tangencial, proporcionando uma vida três vezes maior do alojamento, quando comparado com qualquer outro sistema convencional de auto-fixação. O robusto sistema de fixação Tang-Grip permite realizar operações de usinagem com altas taxas de avanço, proporcionando excelente retilineidade e acabamento de superfície.

A mais recente inovação da Iscar para o sistema Tang-Grip é a introdução de lâminas altamente econômicas. As lâminas econômicas Tang-Grip de topo reto, agora possuem quatro alojamentos, comparada com a versão anterior que possuía apenas dois alojamentos, já os porta-ferramentas possuem dois alojamentos comparado com o seu antecessor, que tinha apenas um alojamento.

Ao dobrar o número de alojamentos, os novos porta-ferramentas e lâminas proporcionam uma vantagem econômica com a metade do preço por alojamento, quando comparada com outras ferramentas e lâminas. Nenhuma outra empresa consegue oferecer uma vantagem econômica como essa.


Continua depois da publicidade


As novas lâminas e ferramentas Tang-Grip da Iscar são extremamente rígidas e capazes de suportar altas cargas sobre a aresta de corte (altos avanços) resistindo às cargas laterais, resultando em uma excelente retilineidade de superfície. As lâminas de 35 milímetros, que são 30 milímetros mais longas do que qualquer outra lâmina standard, podem ser usadas em aplicações de cortes e canais profundos.

Devido à configuração de topo reto da Tang-Grip, não há a obstrução dos cavacos em nenhuma das possíveis condições de usinagem. 

Cobrindo todas as aplicações de corte e canal, a gama de pastilhas Tang-Grip de alta qualidade está disponível com uma grande variedade de quebra-cavacos e com arestas de corte frontal neutra e angular. A extensa gama Tang-Grip inclui lâminas e pastilhas com larguras de 1,4 a 12,7 mm, na classe IC830 e uma chave extratora de fácil utilização.

Classes Sumo-Tec de alta-qualidade IC5400 e a IC808. As lâminas apresentam a gravação de uma régua para auxiliar no ajuste do balanço e são fornecidos em tamanhos standard que se encaixam nos blocos da Iscar. 

Imagem: Divulgação

Penta IQGRIP: pastilha pentagonal em formato de estrela com 5 arestas para operações de corte e canal em profundidades de corte de até 20 mm

Após a introdução bem sucedida das pastilhas Penta 24 e Penta 34, a Iscar lançou recentemente a última evolução da renomada família Penta – a Penta IQGRIP.

Como o prefixo Penta sugere, a avançada nova pastilha da Iscar se orgulha de suas cinco arestas de corte. As pastilhas Penta IQGRIP, disponíveis com larguras de 2 e 3 mm, são perfeitas para operações de corte de peças com até 40 mm de diâmetro ou profundidades de até 20 mm.

Um sistema inovador de fixação denominado dovetail (rabo de andorinha) garante às pastilhas Penta IQGRIP uma fixação muito estável, indexação segura e rápida reposição da pastilha. Além disso, sua estrutura robusta permite a aplicação de altos parâmetros, resultando na redução do tempo de corte.

Além das vantagens de desempenho garantidas, a Penta IQGRIP oferece excelentes características de retilineidade e de acabamento de superfície em aplicações de corte. 

A Penta IQGRIP supera todos os outros mecanismos de auto fixação / parafuso atualmente disponíveis. Ainda, quando comparada com as pastilhas de corte concorrentes, que possuem mais de duas arestas de corte, a Penta IQGRIP proporciona o dobro de profundidade de corte.

A nova Penta IQGRIP é capaz de superar os resultados das pastilhas concorrentes com aresta de corte única, dupla, ou tripla em aplicações de corte e canal. A Penta IQGRIP garante uma vida prolongada da pastilha, o que equivale a pelo menos o dobro do rendimento quando comparada com as pastilhas com aresta de corte única, dupla, ou tripla. As pastilhas Penta IQGRIP estão disponíveis em três tamanhos para operações de corte: D22 (diâmetro da peça de até 22 mm), D32 (diâmetro da peça de até 32 mm) e D40 (diâmetro da peça de até 40 mm). 

Os tamanhos D22 e D32 mm podem também ser usados em tornos tipo-suíço e pequenos tornos CNC.

Todas as pastilhas apresentam quebra-cavacos tipo C ou J para operações em uma ampla gama de materiais. A pastilha Penta IQGRIP é produzida na classe IC808G; um substrato com grãos finos e endurecidos, com excelente resistência ao lascamento, enquanto que a cobertura de TiAlN PVD oferece impressionante resistência ao desgaste.

Imagem: Divulgação

DO-GRIP: a primeira e única pastilha com duas arestas de corte torcidas sem limite de profundidade de corte 

Além das pastilhas altamente eficientes com configurações convencionais de uma e duas arestas de corte, a Iscar oferece a exclusiva pastilha com duas arestas de corte torcidas aplicadas sem limite de profundidade de corte. A linha DO-GRIP inclui a maior variedade de larguras de corte disponíveis atualmente no mercado, abrangendo todas as áreas de aplicação. A Iscar oferece uma ampla gama de quebra-cavacos e as mais avançadas classes para garantir um desempenho imbatível e uma vida prolongada da aresta de corte.

JET-CUT: uma resposta fria para um problema quente – pastilha com duas arestas de corte e refrigeração interna que proporciona eficiente refrigeração diretamente na zona de corte

Ao usinar materiais como o aço inoxidável ou ligas resistentes ao calor, a temperatura próxima da aresta de corte torna-se extremamente elevada. Além disso, este tipo de material tende a aderir sobre a aresta de corte, causando problemas de arestas postiças. Esse fenômeno pode ser reduzido por uma refrigeração eficiente sobre a aresta de corte. 

Com a refrigeração agora estabilizada através da pastilha, as lendárias DGNC da ISCAR, que foram especificamente projetadas para operações de corte e canal de aço inoxidável e ligas resistentes ao calor, oferecem uma série de vantagens importantes.

JET-CUT é uma pastilha DO-GRIP de corte da Iscar de alta qualidade, que possui um canal de refrigeração interno engenhosamente desenhado passando pela pastilha. Esse detalhe garante que o corpo da pastilha seja refrigerado internamente, proporcionando, ao mesmo tempo, um eficiente jato de refrigeração sobre a aresta de corte.  

Além de proporcionar um melhor acabamento de superfície, o uso da JET-CUT DO-GRIP minimiza ou elimina a formação de arestas postiças, especialmente na usinagem de aço inoxidável e ligas resistentes ao calor.

Materiais como, titânio, inconel ou aço inoxidável austenítico tendem a esticar e endurecer durante o processo de corte formando cavacos longos e emaranhados. A eficiente refrigeração da zona de corte com o uso da pastilha JET-CUT DO-GRIP melhora a formação dos cavacos e minimiza os desgastes de flanco e a formação de craterização. 

Um problema comum em aplicações de corte e canal é que os cavacos podem impedir que o refrigerante chegue até à aresta de corte, reduzindo assim a vida da pastilha. Mais uma vez, o desenho exclusivo das pastilhas DGNC permite a eficiente chegada de altos níveis de refrigeração, contribuindo substancialmente para uma vida prolongada da ferramenta.

Imagem: Divulgação

A Iscar, agora oferece a mais ampla gama de produtos altamente eficientes para todas as situações de corte e canal.

A Iscar entende perfeitamente que operações de corte e canal são aspectos extremamente importantes no processo de torneamento. Como vários fatores precisam ser considerados em todas as operações de corte e canal, incluindo a máquina a ser utilizada, o tipo de material que será cortado ou ranhurado, a profundidade de corte necessária e as taxas de avanço e de velocidade, a Iscar é agora capaz de apresentar a mais adequada, e altamente eficiente solução de corte e canal em qualquer circunstância.

Os contínuos investimentos em pesquisa e desenvolvimento nas operações de corte garantem melhor desempenho para cada corte. A Iscar continua a liderar em soluções de corte, oferecendo a mais ampla gama de geometrias, quebra-cavacos, classes de metal duro e de ferramentas especiais para uma grande variedade de máquinas de usinagem.

*Kobi Guy, Product Manager of ISCAR's Parting Tools Systems | Tefen - Israel