Grupo português investe 2,5 milhões de euros em fábrica de São Paulo

A Sociedade Financeira para o Desenvolvimento (Sofid) - instituição financeira de crédito de Portugal - apoiou o projeto de investimento do grupo português Iberomoldes no valor de 2,5 milhões de euros, para unidade de produção no Brasil.

A Iber-Oleff Brasil foi constituída em 1998 como estratégia de internacionalização do Grupo Iberomoldes para o setor automotivo. A empresa iniciou a sua atividade em 2002, em estreita colaboração com a Volkswagen, quando a marca decidiu iniciar a produção do modelo Polo no Brasil. Desde então, a empresa evoluiu rapidamente para o estabelecimento de parcerias com outros fabricantes de automóveis com forte presença naquele mercado, como a Fiat, Ford e GM. Sendo reconhecida no mercado pela sua qualidade e desempenho, em 2012 foi considerado um fornecedor estratégico no País por parte da Honda e Renault, atualmente seus principais clientes.

O projeto apresentado à Sofid tem como principais objetivos melhorar o desempenho operacional da empresa, adequar o seu parque produtivo e logístico à crescente procura dos seus clientes e reforçar as competências técnicas e de gestão dos quadros locais. Para o investimento total de 2,5 milhões de euros a empresa solicitou a participação da Sofid, sob a forma de um empréstimo ao Grupo Iberomoldes, no valor de 1,5 milhões de euros para suprimentos na Iber-Oleff Brasil.

Este projeto contribui para o desenvolvimento econômico e social do País através da manutenção dos atuais 430 postos de trabalho e formação adequada aos colaboradores, tendo em vista os aumentos de produtividade e eficiência. Em termos ambientais, aplicam-se os requisitos necessários à obtenção da certificação ambiental ISO 14000, o que revela a preocupação da empresa pelas questões ambientais e de sustentabilidade.