Ataque alemão chega perto do ritmo da produção da Volkswagen

Antes de acabar o jogo, ainda quando a seleção alemã atropelava a brasileira no campo do Mineirão, na terça-feira em Belo Horizonte, piadas sobre a situação já pululavam em redes sociais da internet. Entre elas, uma, em particular, comparava a velocidade dos gols da Alemanha com o ritmo de produção de Gols, o carro mais popular do país, pela Volkswagen (VW).

"Nem a fábrica da Volkswagen faz cinco gols em 30 minutos", dizia um dos posts mais populares. Outro, de cálculo mais próximo da realidade, estimava que a "produção" de quatro gols em seis minutos - outro feito da equipe de Joachim Löw - representava um novo recorde mundial, digno de felicitações da montadora.

Tudo não passa de uma brincadeira, mas, de fato, a eficiência do ataque alemão chegou perto da produtividade de uma linha de montagem da Volkswagen durante parte do jogo. Modelo mais vendido do país há quase três décadas, o Gol é produzido nas fábricas da Volks em São Bernardo do Campo e Taubaté, no interior paulista. Cada uma delas tem capacidade de produzir um Gol por minuto.

No jogo de anteontem, a Alemanha precisou de apenas quatro minutos para fazer três gols, com Miroslav Klose - no tento em que o atacante germânico superou a artilharia de Ronaldo em Copas - e Toni Kroos.

Ou seja, no prazo em que saíram o segundo, o terceiro e o quarto gol, a seleção alemã fez apenas um gol a menos do que uma fábrica da Volks teria condições de produzir em tempo equivalente. Quando se inclui os demais modelos, a comparação é descabida porque a montadora, nesse caso, tem potencial de produzir dois carros em menos de um minuto em suas três fábricas no país.

Apesar da incrível eficiência do ataque da seleção de seu país de origem - os cinco primeiros gols saíram em menos de 20 minutos -, a Volkswagen preferiu evitar polêmicas e fugiu de provocações em redes sociais ou campanhas publicitárias.


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Em sua última mensagem, postada antes da partida da semifinal, a montadora dizia: "Nosso sangue pode ser alemão. Mas o coração há muito tempo é brasileiro". Logo após o jogo, continuava a ser veiculada na TV a propaganda do Gol com referências a gols históricos da seleção brasileira.

Presente há seis décadas no Brasil e, atualmente, uma das três marcas de automóveis mais vendidas no país, a Volks é uma das patrocinadoras da seleção brasileira neste Mundial e também tem Neymar como garoto-propaganda desde 2012.