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Autor: Pablo Ricardo Amarante de Castro, M. Eng
Desenvolvimento de Negócios / Tool Management - Sandvik Coromant
A formação de alianças cooperativas tem sido uma excelente estratégia para a implantação do gerenciamento de ferramentas. As empresas têm que ser flexíveis, altamente inovadoras, eficientes nos custos e cada vez mais focadas no core business.
Alguns números mostram o que podem representar as atividades relacionadas com ferramentas à empresa:
-Equipe de Desenvolvimento de ferramenta: a consulta aos fornecedores de ferramentas de corte e das máquinas-ferramentas pode consumir até 50% do tempo da equipe de ferramentas;
-O processamento do pedido (desde a identificação da necessidade até a efetivação do mesmo) pode levar até 3 dias por pacote de ferramentas;
-Sessenta por cento (60%) do tempo do engenheiro de ferramentas é utilizado na criação de documentação.
Por estas, e outras razões tem sido crescente a busca por parceiros para que a empresa possa adquirir ou manter a vantagem competitiva. A escolha do parceiro correto adiciona habilidades complementares, conhecimento técnico e soluções tecnológicas à cadeia de suprimentos tradicional, transformando-a em uma cadeia de valor. As empresas parceiras dividem informações, compromissos, oportunidades, riscos e objetivos buscando o sucesso no mercado O tempo mostrou que as melhores parcerias em gerenciamento de ferramentas são aquelas feitas com os fabricantes de ferramentas.
A parceria tradicional para o gerenciamento de ferramentas é constituída de quatro módulos:
Logística: O fornecedor de ferramentas é responsável pela administração de estoque, compras e suprimentos de ferramentas;
Afiação: O parceiro emprega máquinas e equipamentos, mão de obra especializada para a manutenção do ferramental;
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Preparação ou presetting: A responsabilidade é pela montagem, regulagem e ajustagem do conjunto-ferramentas, empregando mão-de-obra especializada, procedimentos, logística interna e entregas JIT;
Engenharia de Ferramentas: O fornecedor atua com a engenharia do cliente na definição dos planos do ferramental, processos de usinagem, avalia custo benefício, gerencia o banco de dados do sistema de gerenciamento.
Casos de sucesso
Fabricante de Disco de Freios
A redução do tempo de produção dos discos de freios foi de 0,83 segundo para 0,39 segundo, sendo este o menor tempo de produção no mercado mundial. A redução de até 90% do custo por peça levou ao menor custo de fabricação do mundo. Estes foram resultados da relação de parceria de três anos estabelecida com o fornecedor de ferramentas O empenho diário dos vendedores técnicos do fornecedor na busca pelos menores ciclos e custos surpreenderam o seu parceiro. A parceria não se restringiu apenas ao trabalho de engenharia, e foi implementado o (módulo) serviço de presetting. Com este serviço trouxe como resultado uma redução de 25% no consumo e 70% nos refugos decorrentes as trocas de insertos. Este modelo de parceria envolve metas anuais de redução e ganhos de produtividade considerada agressivas. No primeiro ano o índice fixado era de 12% mas obteve-se 27% de economia. No segundo ano, era de 15% e este foi atingido com folga. No terceiro, a redução estipulada era de 8% e de produtividade de 5%. Segundo a empresa, o sucesso só foi possível, pois a duas empresas têm o perfil de líder nos segmentos que atuam. Para o fornecedor de ferramentas, parceria com respeito e confiança mútua é a verdadeira ética da produtividade.
Fabricante de Caminhões e Ônibus
O projeto de instalações de lojas, ou seja, almoxarifados gerenciados por terceiros, instalados no interior da fábrica, foram iniciados em 1998, visando a redução de custos. Desde 2002, o fornecedor de ferramentas mantém uma filial na empresa, consolidada de vez a relação de parceria. Nesta filial são gerenciadas todas as ferramentas de corte intercambiáveis e rotativas, inclusive as fabricadas pelos concorrentes. O processo começou quando a empresa apresentou as diretrizes a serem seguidas e os fornecedores entregaram suas propostas. O que apresentou a melhor opção técnica e comercial foi o vencedor. A implantação se deu em 5 meses surpreendendo o cliente, e segundo ele enfatizou que a escolha havia sido acertada. O modelo de parceria neste caso, consiste na atividade de logística compreendendo desde a verificação das necessidades de abastecimento, reposição de estoque até a negociação com fornecedores. A empresa optou por concentrar-se no seu negócio principal, que é fazer caminhões, e ter como parceiro a empresa líder e detentora do know how em tecnologia de usinagem e manuseio do ferramental.
Dentre os principais benefícios obtidos através desta relação estão:
- Redução do número de fornecedores de 37 para 1, reduzindo assim o volume de trabalho de relacionamento com os fornecedores;
- A equipe da empresa passou a se concentrar mais na coordenação dos processos;
- Gerou uma economia de 12% no valor anual do estoque;
- Redução de notas fiscais;
- Redução da atividade administrativa.
Este é um trabalho de longo prazo e que vem amadurecendo e evoluindo a cada ano, pois foi um contrato pioneiro e de grande porte para ambos os parceiros.
Considerações Finais
O gerenciamento de ferramentas não é algo novo, pois já havia sido apresentado há aproximadamente 20 anos. No Brasil, o tema nunca foi tão discutido pelas empresas. Cabe analisar cada caso, para saber qual é a melhor forma de implantá-lo, pois sempre existirão particularidades. A empresa deve deslocar esforços e recursos para implantá-lo? Caso afirmativo, que tipo de recursos serão utilizados? Quais problemas devem ser atacados primeiro? Muitas perguntas precisam ser feitas antes se definir o que se quer. O mercado tem mostrado que a procura pela parceria, ou aliança estratégica, com o fornecedor que transmita credibilidade, produtos de qualidade e de produtividade, avanço tecnológico, solidez e experiência concreta na prestação de serviços tem sido a melhor forma para começar a colocar ordem na casa. Há muito que se fazer com relação à forma em que a administração das ferramentas vem sendo conduzida. Não se deve esperar por soluções milagrosas, este é um projeto que requer muito trabalho, comprometimento e seriedade para sejam gerados os resultados esperados. Não se deve acreditar que como passe de mágica, um histórico todo de gerenciamento incorreto de ferramentas seja resolvido. Os benefícios já foram constatados pelos que tomaram alguma ação, agora cabe a você decidir o momento correto de implementá-lo em sua empresa, ou você prefere que a gestão do ferramental continue sendo como era na época da fundação?
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