PTI apresenta redutor de velocidade WBX

O redutor de velocidade WBX, primeiro produto da categoria a ser premiado internacionalmente, foi exibido durante a Feira da Mecânica 2014, no estande da PTI (Power Transmission Industries do Brasil), tradicional empresa que atua no mercado brasileiro de acionamentos mecânicos e representa as marcas WDS, Transmotécnica e PTI Service.

O premiado redutor de velocidade produzido pela empresa obteve o IF Design Awards, prêmio alemão considerado o mais importante do mundo na área de design industrial, e ainda o selo Ouro de um dos mais importantes prêmios de design no Brasil, o IDEA/Brasil.

Imagem: Divulgação

De acordo com gerente geral de vendas da PTI, Sérgio Bonassa Manfrim, o redutor de velocidade WBX é fabricado com pinhões e engrenagens com perfis de última geração, em aço liga especial 18CrNiMo6, tratados termicamente em fornos modernos de cementação a gás com controle atmosférico, e carcaça em caixa de ferro fundido modelado em moldes de areia, dimensionados através de modelamento de sólidos pelo método de elementos finitos (FEM) para suportar altas cargas radiais internas e externas, e contribuem para melhoria dos níveis de vibração e agilizam o processo, reduzindo os prazos de entrega e custos.

Disponível em 14 tamanhos e em diversas opções de configuração, o WBX atende torque nominais de 95.000Nm até 1.000.000Nm. Na Feira da Mecânica, ele foi apresentado operando com o sistema VIBIMAX instalado, que é mais um produto do portfólio da PTI. VIBMAX é um sistema padronizado de controle e monitoramento de nível de óleo, vibração e temperatura que monitora e indica a performance do redutor e alerta sobre possíveis anomalias na operação. A linha WBX pode ser aplicada nas áreas de mineração, celulose e papel, cimento, siderurgia e nas indústrias alimentícia, petroquímica, química e de geração de energia.


Tópicos: