SAE Brasil abre inscrições para Curso de PLM e Manufatura Digital

O curso inclui aula teórica e prática de laboratório e será ministrado em São Paulo nos dias 17 e 18 de julho.

Estarão abertas até 16 de julho as inscrições para o Curso de PLM (Product Lifecycle Management) e Manufatura Digital, promovido pela SAE Brasil e dirigido a profissionais de desenvolvimento de produtos, planejamento de processos manuais e automatizados, gestão da produção e do consumo energético.

As inscrições devem ser feitas pelo link criado para o evento. 

Voltado para as áreas de engenharia (produtos, processos, especificações, avançada etc.), manufatura, produção, TI, automação, gestão, comercial, serviços e educação, o curso de PLM e Manufatura Digital será ministrado em duas partes, uma teórica e outra prática em laboratório (opcional). 

Primeira parte

Teoria e conceitos terá 8 horas/aula e será ministrada pelo professor Evandro Gama, engenheiro de Produção Mecânica e mestre em Engenharia de Produção e Planejamento de Sistemas Produtivos. Com foco na capacitação em conceitos atuais, seleção de ferramentas e fornecedores, gerenciamento de informações, fluxos de trabalho e modelo de negócios, o conteúdo mostrará como o PLM e a Manufatura Digital aplicados ao desenvolvimento de produtos, instalações industriais e planejamento de processos, podem gerar produtividade e redução de custos.

Segunda parte (opcional)

Laboratório de PLM e Manufatura Digital, terá duração de 4 horas. Renan Cardoso, engenheiro de produção, líder da prática de PLM no laboratório de manufatura digital da SPI (Sistemas e Automação Industrial), com experiência em implantação e aplicação de plataformas PLM dos principais players do mercado, mostrará in loco nos laboratórios da SPI, processos produtivos, simulação de eventos discretos, planejamento de processos e simulação cinemática 3D (Robotics, Human, CEE), MES/MOM e ERP.

Progração Completa


Continua depois da publicidade


De 17 a 18 de julho

Dia 17 – Parte I: Teoria e conceitos (8 horas/aula) – com Evandro Gama, engenheiro de Produção Mecânica e mestre em Engenharia de Produção e Planejamento de Sistemas Produtivos.
Horário: das 8h às 18h

Local: SAE Brasil - Escritório Central - Av. Paulista, 2073 - Edifício Horsa II cj. 1003 - 10º andar, Cerqueira Cesar, São Paulo – SP

Temas: Visão atual do PLM como processo de negócios; Ambientes de engenharia e manufatura dirigidos a PLM; Desenvolvimento colaborativo e elementos do PLM; Manufatura Digital & PLM no chão de fábrica; Fábrica Digital, Produtos & Processos; Estratégias de implementação e retorno de investimento; Integração CAD, PLM, Produção (MES/MOM) e ERP; Seleção de ferramentas e fornecedores; Visão de mercado e casos de sucesso; Sessão de aconselhamento.

Dia 18 – Parte II: Laboratório de PLM e Manufatura Digital (opcional, 4 horas) – com Renan Cardoso, engenheiro de produção, líder da prática de PLM no laboratório de manufatura digital da SPI (Sistemas e Automação Industrial). Horário: das 8h30 às 12h30

Local: SPI Sistemas e Automação Industrial – Avenida do Estado, 5783, Ipiranga, São Paulo-SP


Tópicos: