Quanto menor a indústria, maior o investimento em inovação

Micro e pequenas empresas industriais brasileiras aplicam maior parcela do faturamento em atualização de produtos e processos, segundo Ipea.

Embora as grandes indústrias se destaquem na área de tecnologia de ponta, as menores também têm papel relevante. As micro e pequenas empresas industriais investem uma parcela proporcionalmente maior de recursos em itens e processos inovativos: 3,6% de sua receita líquida, contra 2,4% das médias e grandes, segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) feito com base em dados do IBGE.

As de maior porte respondem pela maioria dos valores destinados a inovação (66,4%), sobretudo em pesquisa e desenvolvimento (88,3%). No entanto, “proporcionalmente, o esforço tecnológico realizado pelas empresas de pequeno porte é, segundo diversos critérios, mais significativo”, escrevem Graziela Ferrero Zucoloto e Mauro Oddo Nogueira, ambos técnicos de planejamento e pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura do Ipea.

Para dividir as empresas de acordo com o tamanho, os autores usam a classificação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae): micro (até 19 funcionários), pequena (20 a 99), média (100 a 499) e grande (500 ou mais). Para fazer as tabulações, recorrem à Pesquisa de Inovação Tecnológica, divulgada em 2010 pelo IBGE. São as micro, sublinham, que fazem maior “esforço”: aplicam 4,9% de sua receita em inovação.

Os aportes das micro e pequenas são mais significativos na compra de softwares, máquinas e equipamentos (2,48% da receita líquida, contra 1,08% nas médias e grandes empresas). Esse tipo de aquisição visa mudar o processo produtivo, “com o objetivo primordial de elevar a produtividade da empresa, aproximando-a do estado da técnica”, afirmam os autores no artigo, intitulado “Davi x Golias: uma análise do perfil inovador das empresas de pequeno porte”, um dos estudos apresentados em abril do ano passado na 25ª edição da Radar, publicação periódica do Ipea.


Continua depois da publicidade


Em pesquisa e desenvolvimento, a porcentagem é menor (0,28%), mas ainda assim as micro se destacam: investem 0,40% das receita nessa área, patamar só inferior ao das grandes (0,80%). Esse tipo de atividade é caracterizada por “aprimoramento ou geração de novos produtos”.

Para os pesquisadores, os resultados deixam claro que as estratégias nacionais de estímulo a inovação precisam incluir players de menor porte. “Admitindo-se a hipótese de que a difusão tecnológica pressupõe a existência de ‘ecossistema’ capaz de absorver estas novas tecnologias, o estímulo à integração das empresas de menor porte às cadeias de inovação torna-se imprescindível”, apontam.

As políticas dessa área deveriam levar em conta, segundo os autores, o tamanho e as características das indústrias – elas inovam de maneira diversa e têm necessidades diferentes. Para as micro e pequenas, “seria necessário que se desenvolvessem instrumentos específicos – e simplificados –, de modo a facilitar seu acesso.”


Tópicos: