Siemens e Mitsubishi unem ativos de metalurgia

A joint venture será controlada pela asiática, com 51% de participação.

A multinacional alemã Siemens anunciou nesta quarta-feria (7) a união dos seus ativos de metalurgia com a japonesa Mitsubishi Heavy Industries. O empreendimento conjunto focará nos serviços e produtos voltados para os setores de mineração de ferro e de alumínio e também de siderurgia.

A joint venture será controlada pela asiática, com 51% de participação. Já a companhia alemã ficará com os 49% restantes, caso a transação de fato seja aprovada pelos órgãos reguladores e respectivos acionistas. A expectativa é que as operações se iniciem em janeiro de 2015.

De acordo com comunicado da Siemens, a parceria é resultado de um mercado mais desafiador nesses segmentos, bem como de pressão sobre os preços dos insumos vendidos pelos clientes das duas empresas nessas áreas. A nova companhia contará com cerca de 9 mil funcionários e terá estrutura enxuta.

Apesar de admitir que o foco do mercado de aço internacional mudou atualmente para a Ásia, por conta da China, as duas empresas revelaram que a sede do empreendimento conjunto ficará no Reino Unido. Mas ambas lembram que centros de pesquisa e distribuição na Europa Central e na Ásia tornam a presença regional da joint venture “bastante forte”.