Tanque de gás não precisa mais ser redondo

Engenheiros coreanos testaram com êxito o primeiro tanque de gás de alta pressão com formato retangular.

As cargas que circulam em navios geralmente seguem em contêineres, grandes caixas padronizadas que facilitam a manipulação e aumentam a capacidade dos navios.

Quando o assunto é transportar gases e líquidos sob alta pressão, contudo, a perda de espaço é enorme, porque esses produtos são armazenados em tanques redondos ou cilíndricos, formatos altamente eficientes para suportar grandes pressões internas, mas altamente ineficientes em termos de ocupação de espaço.

Isto está prestes a mudar.

Engenheiros coreanos testaram com êxito o primeiro tanque de gás de alta pressão com formato prismático - um paralelepípedo.

O tanque de pressão retangular possui uma estrutura interna em formato de rede que é modular em todas as três direções espaciais, o que permite que ele suporte e equilibre as forças de pressão sobre as paredes externas do recipiente.

Ser modular significa que um vaso de pressão prismático gigante com, digamos, capacidade para 20.000 m3 e uma pressão de 10 atmosferas (10 bar), pode ser construído simplesmente ampliando o projeto de um tanque de pequeno porte.

Vaso de pressão do tipo caixa

O grande desafio é que vasos de pressão devem ser projetados, fabricados, instalados e operados de acordo com códigos e normas muito rígidos, uma vez que, em casos de vazamento ou ruptura, os riscos são enormes.

O protótipo testado, armazenando 80 m3 e suportando 10 atmosferas, atendeu às regras BPVC (Boiler and Pressure Vessel Code) da ASME (American Society of Mechanical Engineers), o padrão internacional para tanques de pressão.

"A operação de um navio torna-se mais simples com um único tanque de combustível em vez de muitos. Além disso, nosso vaso de pressão do tipo caixa pode ser projetado com dimensões que se adaptam precisamente a um navio. Para um navio de contêineres, haverá espaço para um número substancialmente maior de contêineres de gás do que quando se utiliza tanques cilíndricos," disse o professor Daejun Chang, do instituto KAIST.


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Segundo ele, os tanques em formato de cubo ou paralelepípedo poderão ser usados para transportar gás liquefeito de petróleo (GLP), gás natural comprimido (GNC) ou gás natural liquefeito (GNL).


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