Fonte: O Estado do Paraná - 26/06/07
Se depender do milionário chinês Yin Mingshan, a Tritec Motores, instalada em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, e que está há uma semana com a produção paralisada, não vai fechar suas portas, só vai trocar de endereço: do Brasil para a China.
Esta é a proposta que ele apresentou ao governo brasileiro, segundo informa o jornal Folha de S. Paulo, em sua edição de ontem. Comprar a fábrica inteira - uma joint venture de 50% entre a Daimler Chrysler AG e a Bayerische Motoren Werke AG (BMW) - que está avaliada em US$ 500 milhões - está sendo considerado “um preço muito salgado” segundo entendimentos de executivos que estariam tratando do negócio.
Yin é fundador e diretor da Chongqing Lifan Holdings, uma gigante empresa fabricante de motocicletas e que agora espera juntar outro tipo de produção ao que já vinha fazendo: automóveis. Segundo ele, nos contatos feitos com o governo brasileiro foi dado sinal verde para a negociação, “desde que a fábrica não saia do lugar”. Ou seja, o empresário chinês pode comprar, mas a fábrica tem que continuar produzindo no Brasil.
A empresa de Yin já é cliente da Tritec. Os motores comprados aqui são instalados no Sedan 520, lançamento da empresa, que já entrou no setor automobilístico. Ele disse que só pode especular sobre as razões pelas quais o governo brasileiro se nega a permitir o translado da fábrica: emprego.
Enquanto as negociações se desenrolam, os atuais 382 empregados da Tritec estão de férias. Eles esperam, em casa, uma solução para seus empregos.
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