Entrega de máquinas beneficia a indústria nacional, afirma Dilma

Previsão é de que, até o fim do semestre, todas as cidades com até 50 mil habitantes tenham sido contempladas com operadores dos equipamentos treinados.

A presidenta Dilma Rousseff afirmou, nesta quarta-feira (26), em Betim (MG), ao entregar 226 máquinas para municípios de Minas Gerais, que o investimento do governo federal na compra de equipamentos beneficia a indústria nacional e gera empregos.
 
A previsão é de que, até o fim do semestre, todas as cidades com até 50 mil habitantes tenham sido contempladas com os operadores dos equipamentos treinados.
 
“Temos indústrias em Caixas do Sul, no Rio Grande do Sul, em Içara, em Santa Catarina, em São Bernardo e Piracicaba, em São Paulo, em Resende, no Rio de Janeiro, e aqui em Minas Gerais temos também a Case New Holland (…) Então compramos máquinas de todos os estados da federação. E, com a produção de máquinas criamos empregos, porque eles estão trabalhando na capacidade máxima e nós que estamos pressionando”, disse Dilma. 
 
A presidenta afirmou que o programa de entrega de máquinas tem papel importante em todos os municípios por dar autonomia aos prefeitos para atender as demandas da população e fazer a manutenção e recuperação de estradas vicinais, facilitando o escoamento da produção agrícola.
 
A presidenta lembrou que 87% de toda a produção rural brasileira está nos municípios de até 50 mil habitantes. Dilma disse ainda ter ouvido relatos de vários prefeitos sobre a dificuldade em realizar serviços de manutenção antes da entrega das máquinas. 
 
“Nas duas últimas semanas, eu participei de várias cerimônias parecidas como essa em outros três estados, além de Minas Gerais. Em todas elas eu ouvi dos prefeitos as informações que valorizavam essa entrega de máquinas que tem grande importância para seus municípios. Primeiro, tinha um que dizia que não tinha máquina, outros diziam, fazia na enxada mesmo os trabalhos que hoje essas máquinas permitem fazer. Outros disseram que usavam máquinas antigas que, vira e mexe, estavam quebradas. Outros ainda disseram que eram máquinas que tinham de alugar, e portanto, além de mantê-las, tinham o gasto com o aluguel”.
 
Equipamentos em Minas 
 
Ao todo, 792 municípios mineiros serão contemplados, beneficiando 2,5 milhões de pessoas da população rural. Já foram entregues 1.740 máquinas no estado, incluindo 792 retroescavadeiras, 401 motoniveladoras, 335 caminhões caçamba, 134 caminhões pipa e 78 pás carregadeiras. As cidades ainda vão receber outros 904 equipamentos e o investimento total vai ser de R$ 726 milhões, com 394,5 mil agricultores familiares beneficiados.

Tópicos: