Latin NCap divulga teste de segurança do Volkswagen Up!

Antes do lançamento, compacto tem nota máxima para proteção de adultos.

O Latin NCap, braço para a América Latina da Global NCap, organização europeia que testa de forma independente a segurança de carros ao redor do mundo, divulgou nesta segunda-feira (13) mais uma leva de resultados da fase 4 de testes de colisão.
 
Desta vez, os testes incluíram o Volkswagen Up!, que será lançado em breve no Brasil. O compacto teve 5 estrelas para proteção de adultos, a nota máxima, e 4 para a de crianças. A organização diz que essa foi a melhor combinação de resultados na história do Latin NCap, que divulga avaliações na região desde 2010.
 
Como o Up! ainda não está nas lojas, foi avaliada uma unidade vinda da linha de produção de Taubaté (SP). Normalmente, o Latin NCap avalia carros comprando o veículo diretamente das concessionárias, como se fosse um consumidor comum. "Podemos, posteriormente, fazer um novo teste, com carro comprado em loja", diz o diretor técnico do Global NCap, Alejandro Furas, sobre o caso do modelo da Volkswagen. Se o desempenho não for o mesmo da unidade testada nesta rodada, "a nota pode baixar", afirma.
 
A pedido da Renault, o Clio foi testado novamente. O modelo havia sido reprovado em teste anterior, quando foi avaliado sem airbags (como era vendido no Brasil até o fim do ano passado).
 
Desta vez, com airbag duplo e freios ABS, obrigatórios por lei a partir deste ano, o compacto fabricado na Argentina e importado para o Brasil ganhou 3 estrelas para a segurança de adultos e 1 para a de crianças. Segundo a entidade, além da inclusão dos equipamentos de segurança, foram feitas melhorias na estrutura do carro. "O Latin NCap está satisfeito com a melhoria da Renault em relação ao desempenho da segurança do Clio Mio depois de seu resultado ruim de zero estrela obtido no ano passado", diz um comunicado da organização.
 
Rodada de novembro
 
Na rodada anterior, em novembro passado, o Ford EcoSport se tornou o primeiro carro produzido no Brasil a receber 5 estrelas. Em segurança para crianças, no entanto, o veículo recebeu 3. Além dele, o novo Ford Focus, fabricado na Argentina, e Volkswagen Jetta, produzido no México, foram os primeiros modelos feitos na América Latina a receber 5 estrelas pela segurança de adultos na avaliação do Latin NCap.
 
Também foram testados pela entidade HB20S (sedã) e Chevrolet Malibu, que ainda não é vendido no país. Todos os testes daquela rodada foram feitos por encomenda dos fabricantes - em algumas rodadas há modelos escolhidos pelo Latin NCap.
 
Assista ao teste do Volkswagen Up!, abaixo: