Bom atendimento como atitude chave

Wilson Sergio, colaborador

É muito agradável ser bem atendido, e isto inclui qualquer pessoa e por qualquer meio de comunicação. Uma empresa, um cliente, um fornecedor, ou mesmo um colega que nos atenda bem, pessoalmente, por telefone ou e-mail, certamente estará usufruindo de muitos benefícios. Numa época de concorrência acirrada, o cliente ganha mais autonomia e poder de escolha, e diante deste cenário profissional só nos resta uma saída: atender bem ou morrer. Em suma, atender bem, encantar os clientes e oferecer momentos mágicos para ele, chega a ser vital para qualquer empresa, de qualquer segmento. Veja a seguir três bons motivo para atender bem:

1 - Quando recebemos um bom atendimento abrimos uma porta para uma relação de confiança e segurança, pois quem atende bem consegue, no mínimo, não criar antipatias. Entrar numa sintonia positiva com o cliente, e é nessa sintonia que conseguimos sua fidelização. Quem atende mal, ergue muralhas que podem ser intransponíveis e auto-sabotar qualquer empresa, principalmente se for um primeiro contato. E quanto melhor o atendimento, menores serão essas barreira e mais próximo se está da criação da confiança, que é um elemento importantíssimo para os bons relacionamentos e negócios. Ainda, se a confiança é um dos itens de peso quando se fala de relacionamentos, quem atende bem aumenta as chances de ser o preferido dos seus clientes.

2 - Quando atendemos bem, estamos contribuindo para a criação de um clima positivo e favorável as relações interpessoais. Dessa forma pode-se esperar uma maior produtividade no contato e no trabalho que está sendo realizado. Além disso, ambientes e relacionamentos onde há cordialidade, educação e boa vontade não expõem as pessoas a situações estressantes desnecessárias.

3 - A essência de sua empresa está bem explícita na qualidade do atendimento que oferecido ao cliente. Caso o cliente esteja fazendo o seu primeiro contato, o bom atendimento tem um peso maior ainda. Portanto, atenção: se você ou os seus colaboradores atendem bem os seus clientes, você e a sua empresa estão obtendo uma imagem muito positiva no mercado, mas se o contrário acontece, o resultado pode ser uma forte má impressão, e isso é catastrófico. E não se esqueça de que as notícias se espalham, e um cliente mal atendido tende a comentar sua experiência negativa com no mínimo quatro pessoas, e logo teremos uma legião destrutiva de clientes querendo ver sua empresa baixar as portas. Cuide das suas atitudes assim como da forma de atendimento dos seus colaboradores com os seus clientes.

Seja cordial, educado e tenha boa vontade: atenda bem. Incentive e exija isto de sua equipe. Transforme essa forma de agir em um hábito e comece a perceber quantos benefícios estarão sendo obtidos para todos aqueles que fazem parte do seu círculo de relacionamentos e, principalmente para você e a sua empresa.

Tópicos: