Siemens lança nova chave de partida ultra-compacta e tecnologia híbrida

Além da redução de espaço, a SIRIUS 3RM1 também é caracterizada por sua tecnologia híbrida que reúne todos os benefícios do uso de semicondutores e relés em um único dispositivo.

A Siemens acaba de lançar sua nova chave de partida ultra-compacta SIRIUS 3RM1, desenvolvida para que os operadores possam optar por partidas diretas e reversoras, com proteção eletrônica de sobrecarga para motores de até 3 kW (380VCA), adequados para ventiladores, bombas, equipamentos de transporte, máquinas-ferramentas, motores auxiliares, entre outras. Atenta aos requisitos de uma moderna planta industrial e dos fabricantes de máquinas para componentes compactos, a chave de partida SIRIUS 3RM1 apresenta grande vantagem no aspecto dimensional, pois possui apenas 22,5 mm de largura, o que garante economia de espaço para instalação em painel.
 
Além da redução de espaço, a SIRIUS 3RM1 também é caracterizada por sua tecnologia híbrida que reúne todos os benefícios do uso de semicondutores e relés em um único dispositivo. Os semicondutores de baixa potência dissipada são responsáveis pelo ligamento e desligamento do motor, enquanto os relés eficientes são utilizados durante sua operação normal. Aliado a isto, a proteção eletrônica de sobrecarga incorporada proporciona economia de energia superior às convencionais, reduzindo a geração de aquecimento no painel e consequentemente os custos com refrigeração para troca de calor, o que prolonga ainda mais a vida útil do motor e da chave de partida e reduz grandes exigências em manutenções.
 
A Siemens também oferece um sistema de alimentação especial que permite a implementação de conjuntos de partidas de modo simples, rápido e seguro com várias chaves em barramento, eliminando a necessidade de fios e cabos individuais para cada partida. Como exemplo de aplicação com este sistema de alimentação, a montagem é adequada em sistemas de transporte em que um grande número de motores são utilizados. Quando alguma manutenção é necessária, a chave de partida individual pode ser removida sem interromper todo o grupo de partidas de forma simples.  Com esse recurso, erros de cabeamento são anulados e o comissionamento do sistema é rapidamente realizado.
 
Os indicadores de status em LED frontais permitem de forma simples e rápida detectar e corrigir possíveis falhas, e também realizar um rápido diagnóstico de operação. Outro grande destaque está no design, vencedor do Prêmio IF na categoria Melhor Design de Produto em 2013.

Tópicos: