Depois da compra de novas máquinas e aumento da capacidade de produção, empresa direcionou recursos no segundo semestre para o bem estar de funcionários construindo um imenso jardim de inverno em meio a barras de aço, revestindo o piso com porcelanato e ampliando área de iluminação natural
A Aços F. Sacchelli, líder brasileira na distribuição de aços especiais para construção mecânica, anunciou a conclusão de seus investimentos na modernização de sua Matriz, em Guarulhos, São Paulo. Foram mais de R$ 10 milhões em 2013, incluídas a compra de máquinas e obras de infraestrutura.
A empresa, que atua principalmente no fornecimento de aço para os segmentos de máquinas e indústria metal mecânica, e já havia incorporado duas novas pontes rolantes e implementação de sistemas de tecnologia da informação para controle de estoques e logística, direcionou seus recursos para gestão sustentável e melhoria na qualidade de vida para seus colaboradores.
Foram elevados cerca de 4,5 mil m² de piso para sustentar mais de 40 mil toneladas de barras de aço em estoque, algumas pesando mais de 20 toneladas, para facilitar a movimentação das barras e contribuindo para a segurança no ambiente de trabalho. Em uma iniciativa inédita no segmento, a Sacchelli revestiu toda a área de circulação com porcelanato branco de alta resistência clareando o ambiente, que recebe um sistema de limpeza motorizado várias vezes ao dia.
Para melhorar o conforto visual e o bem estar dos colaboradores a empresa privilegiou a luz natural renovando e aumentando a área coberta com domus de policarbonato. “A ampliação do uso de cobertura transparente nas áreas produtivas intensificou em mais que o dobro a incidência da iluminação natural”, informa Wagner Sacchelli, superintendente da companhia.
O espaço recebeu também um imenso jardim de inverno, literalmente em meio a barras de aço. Com muitas plantas tropicais, uma cascata e um lago com carpas, o local abriga também uma central de operações que controla a entrada e saída de mercadorias. Bancos de pedra incentivam colaboradores a pausas para descanso. “Queríamos oferecer um visual mais ameno suavizando a artificialidade metálica do aço. Isso contribuiu para diminuir a tensão das pessoas e dar a sensação de frescor e contato com a natureza” explica o empresário.
De acordo com o dirigente, investimentos em gestão sustentável estão no DNA da empresa, que há muito tempo já conta com sistemas de uso racional de energia, captação, armazenagem utilização e reuso de águas pluviais, que também receberam investimentos no aprimoramento e melhorias na responsabilidade ambiental. Em 2014 a empresa pretende investir também nos jardins externos que estão em uma área de 4 mil m² no entorno do prédio. “Minha inspiração vem da fábrica da Ferrari, em Maranelo”, concluí Sacchelli, um apaixonado por carros.