Um dia quando um destemido general, invadiu o terreno inimigo viu-se cercado por todos os lados, reuniu todos os seus soldados e bradou sua voz que ecoava pelas colinas com uma emoção e demonstração de coragem como nunca havia feito, sua palavra de ordem foi: - Excelente, lutemos com bravura porque agora eles não tem como fugir.
Saber como conduzir sua equipe é o desfecho desse fantástico capítulo.
Conduta nos diferentes tipos de terreno
Assim:
- quando você está em terreno dispersivo, você deverá tornar suas tropas unidas;
- quando você está em um terreno marginal, você deverá manter as tropas compactas;
- quando você está em terreno contencioso, você deverá acelerar suas tropas de retaguarda;
- quando você está em terreno aberto, você deverá defender o seu acampamento cuidadosamente;
- quando você está em solo convergente, você deverá formar alianças fortes com príncipes dos estados vizinhos;
- quando você está em terreno crítico, você deverá assegurar um fluxo contínuo de provisões;
- quando você está em terreno difícil, você deverá ultrapassá-lo apressadamente;
- quando você está em terreno cercado, você deveria bloquear os pontos de acesso ou de retirada;
- quando você está em terreno desesperado, você tem que mostrar para seus soldados que não há nenhuma escolha, além de um combate até o último homem.
Psicologia dos soldados
Portanto, um general tem conhecer a psicologia de soldados:
- eles resistirão, enquanto estiverem cercados;
- eles lutarão desesperadamente, enquanto estão sendo forçados;
- eles seguirão o general quando entrando em situações perigosas.
Enfatizando ... Um general que desconhece a intenção dos príncipes vizinhos, não pode formar alianças com eles; se desconhece os segredos das montanhas, das florestas densas, dos abismos perigosos, dos precipícios e dos pântanos, não poderá mover suas tropas; se não contrata guias nativos, não pode desvendar os terrenos favoráveis; se desconhece as vantagens e desvantagens de várias posições de batalha, não pode comandar um exército que serve um soberano.
Se o exército de um soberano ataca um estado forte, e não permite que este estado reúna forças para resistir; e onde quer que tal exército vá, intimida seu inimigo e impede que os seus aliados vão em seu socorro; então um estado com tal um exército invencível não precisa buscar alianças com outros estados, nem precisa estabelecer seu poder nestes estados e só confia em sua própria força para intimidar o inimigo, e poderá capturar as cidades do inimigo e destruir o seu estado.
Se ao conduzir um exército de um soberano, você conferir recompensas, independentemente da prática habitual e expedir ordens independentemente do já convencionado, você pode comandar milhares e milhares de cavalos e homens como se estivesse conduzindo um único homem.
Prepare suas tropas para a operação, mas nunca lhes conte de seus planos; as empregue para obter os pontos vantajosos, mas nunca lhes conte sobre os perigos que a situação de desvantagem acarretaria.
É só lançando um exército para uma posição perigosa, que seus soldados perceberão que podem sobreviver; só os colocando em um terreno desesperado, que eles perceberão, que podem continuar vivos. Apenas quando os soldados forem colocadas em perigo é que eles poderão transformar uma derrota em vitória.
O sucesso das operações militares reside na descoberta das intenções do inimigo e no esforço para identificar seus pontos fracos.
Concentre sua força sobre o inimigo e você poderá matar o seu comandante mesmo se estiver a uma distância de mil li.
Isto é chamado de "conquistar um objetivo de forma astuta e engenhosa."
Ao declarar guerra
No dia em que for decidido uma declaração de guerra, você deverá fechar todas as passagens, anular os passes de fronteira e encerrar todo o contato com os emissários do inimigo. Cuidadosamente examine seus planos militares no conselho do templo e tome as decisões.
Se você descobrir o ponto fraco do oponente, você tem que afetá-lo com rapidez. Capture, inicialmente, aquilo que for muito valioso para o inimigo. Não deixe que seja revelado a hora do seu ataque.
Seja sábio para perceber que para obter a vitória, seus planos devem modificar-se de acordo com as situações do inimigo.
No princípio, assuma a pureza de uma donzela; quando o inimigo lhe abrir os portões, o ataque tão rapidamente quanto uma lebre arisca. Assim, o inimigo ficará impossibilitado de resistir a você. Em estratégias de mercado é disputar com novos concorrentes em mercado antigo. Não se deve desperdiçar tempo nem esforço, atacando os concorrentes, mas sim, promova a inovação no ambiente da empresa, promova a união e o moral da equipe quando se tenta lançar um produto em mercado novo.
Se houver dificuldades a empresa não deve desistir de lançar o produto novo, pelo contrário, deve unir todas as forças, de todos os departamentos e seguir em frente.
Quando a concorrência já é antiga e cada um com seus consumidores leais com marcas reconhecidas no mercado. A organização não deve tentar conquistar os consumidores da concorrente, pois isso vai criar problemas sérios, mas ela deve se certificar e trabalhar para manter os consumidores atuais, fiéis e convictos da qualidade confiável.
Quando o mercado é novo para ambas as empresas. Não deve desviar dos seus objetivos, mas deve-se prestar muita atenção às estratégias das concorrentes.
Quando o mercado consumidor é forte e quando as empresas estão em equilíbrio competitivo estável, a que se destacar será a líder de mercado.
As empresas não devem se manifestar sem necessidade, pelo contrário, devem manter um equilíbrio competitivo entre elas.
Nesse caso uma organização despreparada, que ainda não realizou análises minuciosas antes, pode entrar em um mercado onde uma empresa grande e forte com uma variada linha de produtos já o conquistou há muito tempo, mantendo o padrão e atendendo totalmente aos desejos e às necessidades dos seus consumidores.
Já que a empresa entrou num mercado onde não deveria, deve aproveitar e atrair o máximo de clientes das concorrentes.
Esta é uma tarefa difícil pois este é um mercado com competições muito acirradas, muitas empresas estão concorrendo fortemente e nenhuma delas consegue se destacar perante as outras.
Cada organização não pode perder-se no tempo, deverá investir na sua própria evolução para não ser ultrapassada ou absorvida pelas outras, deve continuar investindo em pesquisas, inovações e desenvolvimento, modernização, instalações, treinamento de seus subordinados, no aumento da qualidade, ampliar a sua participação no mercado e a buscar maior rentabilidade, por meio da obtenção de ganhos consideráveis de participação de lembrança e de preferência.
Quando uma empresa entra em um mercado, tendo investido muito dinheiro em pesquisas, inovações e desenvolvimento, modernização, instalações, treinamento de funcionários, qualidade de ponta, propaganda etc, e os negócios ainda não dão certo, ou seja, o resultado não é de acordo com o esperado; a empresa deve bloquear a entrada de novas concorrentes e continuar investindo muito para se manter onde está.
Um mercado onde só se entra na competição de forma rápida e desestruturada para não se perder a vez, resulta em prejuízos desanimadores. Como a empresa já sabe que será impossível entrar nesse mercado e que terá prejuízos, só resta continuar tentando meios para minimizá-los.
Na estratégia de mercado quanto à propaganda: a comparação seria de que as empresas não enganem os consumidores com falsa propaganda ou má-qualidade dos produtos, pois senão não conquistarão sua confiança e lealdade.
As empresas devem blefar e até enganar os concorrentes com falsas notícias, como se fossem lançar um produto que nem faz parte de sua meta. Assim as concorrentes entrarão em pânico e perderão tempo e investimento inovando os produtos errados.
Lance o real produto no momento em que a concorrente está profundamente concentrada na linha errada e deixa-a sem ação, perdida. Antes de entrar em um mercado e atacar a concorrência, a empresa deve estudar muito bem a situação para não se instalar em territórios que não sejam realmente interessantes para a mesma, pois, senão seus funcionários não se sentirão tratados como bons profissionais e não se terá a dedicação necessária. Mas se a empresa entrar em mercado novo ou lançar novo produto em local que convença os funcionários de que o futuro será brilhante, eles irão pelo inferno para realizá-los.
Tendo-se uma boa administração de marketing, analisando detalhadamente os concorrentes e o mercado, até empresas de pequeno porte têm condições de vencer os grandes concorrentes. É apenas uma questão de saber aonde se está pisando e como conduzir a equipe por este caminho.
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