A Chery confirmou que sua fábrica de motores será erguida também em Jacareí, no interior de São Paulo, onde já está em construção a unidade responsável pela montagem dos automóveis da marca. A informação foi revelada pelo próprio vice-presidente da Chery Brasil, Luis Curi, durante sua participação no Workshop Operações Automotivas, realizado na segunda-feira (11), em São Paulo. “A fábrica de motores não fará parte do parque de fornecedores que temos ao lado da unidade de automóveis em Jacareí, mas vai ficar próxima”, afirmou Curi.
Ele explica que aspectos estratégicos como logística e mão de obra pesaram na decisão por construir a unidade na região. Conforme adiantado por Automotive Business, a unidade receberá aporte de
US$ 130 milhões, investimento que virá da Acteco, divisão de powertrain do Grupo Chery e independente da divisão de veículos. Suas operações devem ser iniciadas já em 2014.
Pelos planos originais da Chery, a fábrica de motores ficaria para o médio prazo – a prioridade da marca chinesa era se instalar no País a partir da linha de montagem de veículos. Contudo, o Inovar-Auto mudou o planejamento:
“A princípio, nossa ideia era agregar à fábrica um centro de pesquisa e desenvolvimento. Com o Inovar, reavaliamos e decidimos trocar o centro pela antecipação da vinda da fábrica de motores, o que ajudaria a adequar ainda mais o projeto às exigências do novo regime automotivo.”
O executivo diz que a ideia agora é terceirizar, a princípio, os trabalhos do centro de pesquisa e desenvolvimento para o Brasil, que ainda deverão ser feitos com acompanhamento muito próximo do centro de P&D que a Chery mantém em sua matriz, na China.
A respeito dos propulsores a serem fabricados por aqui, Curi revela que o motor 1.0 será equipado com turbo e com o sistema start-stop:
“A engenharia da China ainda está fazendo os testes, mas caminhamos para estas tecnologias que ajudarão a alcançar os níveis de eficiência energética exigidos pelo Inovar-Auto.”
Em Jacareí serão montados os propulsores 1.0 e 1.5, ambos flex. O motor 1.0, desenvolvido em parceria com a Magneti Marelli, equipará o QQ que será fabricado no Brasil a partir de 2015, enquanto o 1.5, com tecnologia bicombustível da Delphi, será montado para o Celer, cuja produção comercial, prevista para julho de 2014, inaugurará a fábrica de veículos.
Por Sueli Reis/ Automotive Business