Uma pesquisa do Imperial College London em parceria com a Volvo desenvolve um novo tipo de material para veículos, integrando nano baterias e supercapacitores aos painéis de fibra de carbono do capô, portas e tetos de um Volvo S80. Com estes painéis, ele tem uma autonomia de 130 km.
A solução encontrada pelos pesquisadores elimina a necessidade de colocar as pesadas baterias de íon-lítio usadas nos carros elétricos. Os painéis funcionam da mesma forma que as baterias convencionais, recarregadas por freios regenerativos ou por uma fonte de energia. Com esta tecnologia, o carro fica 15% mais leve do que um elétrico atual, apenas com a troca feita no S80 - o peso pode diminuir ainda mais dependendo da quantidade de painéis.
Se não bastasse o ganho no peso, os painéis carregam mais rápido do que as baterias normais, são mais resistentes, o custo de produção é menor e mais sustentável. Não são apenas os elétricos e híbridos que ganham com a novidade. Os pesquisadores dizem que o material é duro o suficiente para substituir algumas peças dos carros comuns, eliminando a bateria.