Conemb reúne estudantes de todo país para discutir o tema mobilidade

Cerca de 4 mil pessoas devem passar pelo Pavilhão da Expoville, em Joinville (SC).

Estudantes de sete diferentes engenharias de 23 estados brasileiros encheram os auditórios do Pavilhão da Expoville, em Joinville, nesta terça-feira (15). Cerca de dois mil estudantes inscritos participam esta semana do I Congresso Nacional de Engenharias da Mobilidade, que acontece na cidade catarinense.

Pensando nos desafios que o Brasil enfrenta para adquirir uma infraestrutura rodoviária, ferroviária, aérea e portuária de qualidade, além de atender a demanda de profissionais capacitados para entrar neste mercado crescente no País, que o Centro de Engenharias da Mobilidade Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) decidiu promover este evento. Além dos dois mil inscritos, a organização ainda espera dobrar o número de visitantes, já que o evento é aberto à comunidade.

Os participantes do Congresso poderão discutir os desafios da mobilidade no Brasil através de palestras com profissionais e professores do setor, apresentação de trabalhos acadêmicos e workshops, incluindo workshop exclusivo da Siemens PLM, patrocinadora master do evento. O congresso, que segue até sexta-feira (18), já contou com a presença do CEO da empresa Edison2, Oliver Kuttner, idealizador do conceito VLC (Very Light Car ou em tradução livre, Carro Muito Leve), o astronauta Marcos Pontes e o navegador e escritor Amyr Klink. Veja a programação completa aqui.

Workshop Siemens

A Siemens PLM, além de trazer um dos principais convidados do evento, Oliver Kuttner, ofereceu, no primeiro dia, workshops de capacitação aos estudantes participantes: "Manufatura Digital: validando fábricas ainda no projeto" e "Entendendo o Ciclo de Vida de Produtos".

Segundo o responsável pelo marketing da divisão PLM, especialmente do software Solid Edge, Dan Siqueira, mobilidade é um tema atual que envolve diferentes áreas da engenharia, por isso a importância de promover um evento em que futuros engenheiros trocam ideias sobre o tema com profissionais atuantes.

No workshop sobre Manufatura Digital, Fábio Andreosi, representante da revenda PLMX Soluções, de São Paulo, demonstrou a importância da tecnologia para estudar a viabilidade e validar uma fábrica através do portfólio de soluções da Siemens PLM, o Tecnomatix.

Segundo Andreosi, este é um nicho carente de profissionais capacitados no mercado e uma necessidade de toda e qualquer indústria. “A indústria demanda das nossas empresas capacitação desses profissionais”, diz. Ele explica que as mudanças em uma fábrica geralmente são muito caras e interferem na produção, por isso a necessidade de estudar a viabilidade de mudanças com o menor custo possível.

Paralelamente, estudantes de graduação e técnicos tiveram cinco sessões de capacitação do uso do software Solid Edge da Siemens PLM, mesmo software utilizado pela empresa Edison 2 no desenvolvimento dos protótipos do VLC.