Notícias
Estudantes de sete diferentes engenharias de 23 estados brasileiros encheram os auditórios do Pavilhão da Expoville, em Joinville, nesta terça-feira (15). Cerca de dois mil estudantes inscritos participam esta semana do I Congresso Nacional de Engenharias da Mobilidade, que acontece na cidade catarinense.
Pensando nos desafios que o Brasil enfrenta para adquirir uma infraestrutura rodoviária, ferroviária, aérea e portuária de qualidade, além de atender a demanda de profissionais capacitados para entrar neste mercado crescente no País, que o Centro de Engenharias da Mobilidade Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) decidiu promover este evento. Além dos dois mil inscritos, a organização ainda espera dobrar o número de visitantes, já que o evento é aberto à comunidade.
Os participantes do Congresso poderão discutir os desafios da mobilidade no Brasil através de palestras com profissionais e professores do setor, apresentação de trabalhos acadêmicos e workshops, incluindo workshop exclusivo da Siemens PLM, patrocinadora master do evento. O congresso, que segue até sexta-feira (18), já contou com a presença do CEO da empresa Edison2, Oliver Kuttner, idealizador do conceito VLC (Very Light Car ou em tradução livre, Carro Muito Leve), o astronauta Marcos Pontes e o navegador e escritor Amyr Klink. Veja a programação completa aqui.
Workshop Siemens
A Siemens PLM, além de trazer um dos principais convidados do evento, Oliver Kuttner, ofereceu, no primeiro dia, workshops de capacitação aos estudantes participantes: "Manufatura Digital: validando fábricas ainda no projeto" e "Entendendo o Ciclo de Vida de Produtos".
Segundo o responsável pelo marketing da divisão PLM, especialmente do software Solid Edge, Dan Siqueira, mobilidade é um tema atual que envolve diferentes áreas da engenharia, por isso a importância de promover um evento em que futuros engenheiros trocam ideias sobre o tema com profissionais atuantes.
No workshop sobre Manufatura Digital, Fábio Andreosi, representante da revenda PLMX Soluções, de São Paulo, demonstrou a importância da tecnologia para estudar a viabilidade e validar uma fábrica através do portfólio de soluções da Siemens PLM, o Tecnomatix.
Segundo Andreosi, este é um nicho carente de profissionais capacitados no mercado e uma necessidade de toda e qualquer indústria. “A indústria demanda das nossas empresas capacitação desses profissionais”, diz. Ele explica que as mudanças em uma fábrica geralmente são muito caras e interferem na produção, por isso a necessidade de estudar a viabilidade de mudanças com o menor custo possível.
Paralelamente, estudantes de graduação e técnicos tiveram cinco sessões de capacitação do uso do software Solid Edge da Siemens PLM, mesmo software utilizado pela empresa Edison 2 no desenvolvimento dos protótipos do VLC.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa