Toyota entrega proposta para produzir híbrido

Montadora pede incentivos ao Ministério da Fazenda.

Em reunião realizada na manhã de terça-feira (15) em Brasília, o vice-presidente executivo da Toyota, Luiz Carlos Andrade Junior, apresentou ao secretário de política econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland de Brito, uma proposta para viabilizar a produção e venda do modelo híbrido Prius no País a partir de incentivos dados pelo governo para esse tipo de tecnologia, que combina dois motores, um a combustão e outro elétrico.
 
No encontro, o executivo revelou que a montadora tem a intenção de oferecer híbridos com motores a combustão flex, além de estudar sua produção local, ainda sem data definida.
 
“A ideia inicial seria importação, para depois verticalizar. Uma tecnologia como esta tem de ser incentivada. Apresentamos a possibilidade de virmos a produzir veículos híbridos no País”, disse Andrade Junior à reportagem da agência de notícias Reuters após sair da reunião, em Brasília. 
 
A montadora tornou oficial ao governo sua intenção de produzir e vender veículos desse tipo por aqui após a Anfavea, em julho último, pleitear IPI zero até 2017 para empresas interessadas em importar carros híbridos ou elétricos no País, com o objetivo de facilitar a vinda desses modelos em maior escala. 
 
A proposta da Anfavea foi dividida em três fases: a primeira consiste em importar esses veículos em um pacote de incentivos que permita sua venda no mercado nacional (a um preço mais acessível do que é hoje). Uma segunda fase prevê a nacionalização de tecnologias por empresas que pretendem continuar com este pacote de incentivos a um nível ainda não determinado. Por fim, a proposta incentiva a montagem de híbridos e elétricos no Brasil. Ainda há uma vertente do projeto que defende estudos para o uso de células de combustível com extração de hidrogênio a partir do etanol. 
 
Híbridos no Brasil
 
O Toyota Prius foi apresentado ao público brasileiro durante a última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2012, mas só começou a ser vendido em janeiro deste ano, a um preço sugerido de R$ 120.830. Atualmente, o modelo híbrido integra um programa da Prefeitura de São Paulo, iniciado no fim de 2012, cuja frota já soma 116 unidades. 
 
Em janeiro deste ano a Anfavea passou a incluir em suas estatísticas os volumes de vendas desses veículos no País. Até setembro, a entidade registrou o licenciamento de 344 unidades, entre híbridos e elétricos. Deste grupo participam apenas três modelos: o Ford Fusion Hybrid, o primeiro da categoria a chegar no mercado brasileiro, em 2011, o Toyota Prius e o Nissan Leaf, este 100% elétrico, também vendido somente para frotas de táxis de São Paulo e do Rio de Janeiro.
 
Por Sueli Reis/ Automotive Business