Mobilidade no Brasil é o assunto principal em evento de engenharia

Joinville recebe evento nacional no próximo mês.

De 14 a 18 de outubro de 2013, Joinville será sede do I Congresso Nacional das Engenharias da Mobilidade (Conemb). O evento vai tratar de áreas internas à engenharia veicular e de transportes, engenharias aeronáutica, aeroespacial, naval, automotiva, ferroviária, mecatrônica, infraestrutura e tráfego, além de temas relacionados aos engenheiros atuantes e acadêmicos, como gestão, planejamento urbano e motivação.
 
Durante o congresso, sete eventos paralelos ligados às modais, serão realizados: I Encontro Brasileiro de Acadêmicos de Engenharia Aeroespacial (Ebaero); I Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Automotiva (Eneauto); I Semana dos Acadêmicos de Engenharia Ferroviária e Metroviária (SAM); I Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Mecatrônica (Enmeca); IX Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Naval (Enav); I Semana Acadêmica de Engenharia de Transportes e Logística (Sael); I Semana Acadêmica de Engenharia de Infraestrutura de Transportes (Saiet).
 
A programação vai oferecer palestras, minicursos, workshops, competições acadêmicas, visitas técnicas e feira de estandes.
 
Palestras magnas
 
Um time de palestrantes renomados passará pelo palco principal do Conemb. As palestras magnas acontecerão uma vez ao dia, do primeiro ao último dia de evento. O CEO  da empresa Edison2, Oliver Kuttner, que desenvolveu o carro VLC (Very Light Car) vencedor do X-Prize, o astronauta brasileiro Marcos Pontes, o navegador Amyr Klink, o diretor de satélites da Agência Espacial Brasileira (AEB) Carlos Alberto Veras, a doutora em Geografia e coordenadora de projetos internacionais sobre mobilidade urbana, Carme Miralles-Guash, são os palestrantes que farão parte da programação principal respectivamente.
 
Palestras técnicas
 
Uma grade com mais de 40 temas específicos às áreas da engenharia da mobilidade será oferecida durante o Conemb. Assuntos sobre naval, mecatrônica, mobilidade urbana, serão abordados nessa programação. Algumas entidades farão parte dessa grade, como Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Agência Espacial Brasileira (AEB).
 
Competições acadêmicas
 
Com o objetivo de aproximar os acadêmicos das atividades que exploram a teoria aprendida em sala de aula e que incitam o desenvolvimento de modelos, projetos e protótipos, o Conemb preparou:  I Desafio de Mobilidade Urbana, I Competição de Pathfinder, I Competição de Ponte de Macarrão e I Competição de Lançamento de Foguetes de Água e Ar. As competições e as premiações serão realizadas durante o congresso.
 
Workshops Siemens
 
A empresa Siemens, patrocinadora master do Conemb, traz ao evento uma nova experiência. Uma programação direcionada às soluções tecnológicas que as engenharias das indústrias podem utilizar para aumentar a produtividade e agilidade no desenvolvimento de produtos, bem como conteúdo de aprendizado ao meio acadêmico.
 
Durante o evento os participantes poderão experimentar o Solid Edge, um software utilizado para o desenvolvimento de peças e produtos, que acelera o tempo de projeto, proporciona revisões mais rápidas e oferece reaproveitamento de dados multi-CAD. No ambiente da feira será estruturada uma área com workstations para proporcionar a experiência do software  aos participante. Uma sala especial chamada de “Get the Edge”, será utilizada pela Siemens, para oferecer treinamento de modelagem de peças, montagens, detalhamento e análise de elementos finitos.
 
Os workshops Siemens serão: Tecnomatix – Mar azul da manufatura digital, Femap – Validando o protótipo digital , Projete Melhor – A nova geração do CAD, PDM/PLM - Gestão de Dados e Ciclo de Vida do Produto.
 
Iniciando as atividades do Conemb, a Siemens vai oferecer a palestra de abertura, com o CEO da empresa Edison2, o norte-americano Oliver Kuttner, que projetou o carro VLC, ganhador do prêmio X-Prize.