Emprego na indústria paulista tem pior julho em oito anos, diz Fiesp

Fechamento de fábrica no interior de SP afetou resultado do mês.

Ao fechar 5,5 mil vagas entre junho e julho, a indústria paulista reduziu em 0,36% seus postos de trabalho, já descontados os ajustes sazonais, o pior desempenho para o período desde que a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) iniciou a medição, em 2006.
 
A retração supera, inclusive, a queda vista em 2009, quando o Brasil se via obrigado a lidar com os efeitos da crise internacional. Em julho daquele ano, o emprego na indústria de São Paulo recuou 0,31%, na série dessazonalizada.
 
"Tivemos nesse ano um julho atípico", diz o diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp, Paulo Francini. Ele ressalta que os números do mês passado foram influenciados pelo fechamento de uma fábrica do setor de couros e calçados em Franca, interior de São Paulo. A empresa, segundo Francini, demitiu cerca de mil funcionários. "A fábrica foi fechada por um 'malfeito', que levou a uma ordem judicial. Se não fosse por isso, provavelmente não teríamos o pior julho dos últimos anos", afirma.
 
A expectativa da Fiesp é que sejam criados nesse ano entre 10 mil e 15 mil empregos na indústria paulista. Isso significa que, até o fim do ano, mais de 38 mil vagas serão fechadas, uma vez que entre janeiro e julho foram abertos 53,5 mil postos de trabalho na indústria em São Paulo. "Teremos uma devolução do emprego no setor de açúcar e álcool, como acontece todo ano, de cerca de 30 mil vagas, e mais algumas nos demais setores", comenta Francini.
 
Ainda assim, o diretor da Fiesp vê em 2013 uma situação não tão ruim como a de anos anteriores, já que a expectativa é de saldo positivo na geração de empregos. No ano passado, a indústria paulista fechou 53 mil postos de trabalho.
 
Pelas projeções da Fiesp, a indústria de São Paulo crescerá 3,2% neste ano e 3,1% em 2014. A desvalorização do real frente ao dólar e as concessões em logística tendem a dar fôlego ao setor, de acordo com Francini.
 

Tópicos: