Rockwell Automation lança o inversor compacto PowerFlex 525 AC

Melhores recursos da categoria ajudam clientes a atender suas necessidades de aplicações, de forma fácil e econômica.

A Rockwell Automation anunciou o lançamento de seu inversor compacto PowerFlex 525 AC, para ajudar indústrias de máquinas e usuários finais a simplificar o projeto e a operação de equipamentos e acelerar a instalação e a configuração.
 
Representando o primeiro dos inversores compactos da nova geração da empresa, o PowerFlex 525 AC apresenta projeto modular, em faixas de potência que variam de 0,5 a 30 CV ou de 0,4 a 22 kW, com entrada de 100 a 600 volts. Os recursos incorporados de rede EtherNet/IP, de segurança, programação via USB, economia de energia e uma variedade de opções de controle de motores são ideais para aplicações monomotores ou em máquinas multimotores e para integração em sistemas simples.
 
Adequado para uma ampla gama de aplicações, incluindo transportadores, movimentação de materiais, compressores, ventiladores e bombas, o inversor PowerFlex 525 AC oferece uma variedade de opções de controle de motores para acomodar aplicações em malha aberta e malha fechada.
 
Para ajudar a simplificar e agilizar a partida dos sistemas, os usuários podem configurar o inversor PowerFlex 525 AC, por meio de seu módulo de interface homem-máquina (IHM), com o software Connected Components Workbench da Rockwell Automation ou com o Studio 5000 Logix Designer da Rockwell Software. O inversor PowerFlex 525 AC oferece conjuntos de aplicação que economizam tempo, compostos por grupos de parâmetros pré-definidos para aplicações comuns de inversores, que os usuários podem aplicar da forma como estão ou podem personalizar para uma máquina específica. Usando uma conexão USB padrão, os fabricantes de máquinas podem descarregar facilmente as configurações completas e compartilhar com múltiplos inversores, acelerando bastante o tempo de comissionamento.
 
A remoção do módulo de controle do módulo de potência reduziu mais ainda o tempo de partida, porque a configuração e a instalação podem ser feitas simultaneamente. O recurso MainsFree, através de uma conexão USB, elimina a necessidade de energização da parte de potência  durante a configuração do inversor, bem como a necessidade de adaptadores especiais para comunicação entre o inversor e as ferramentas de programação.
 
A conectividade EtherNet/IP incorporada otimiza a integração com controladores programáveis, para proporcionar mais flexibilidade às aplicações. Uma conectividade opcional com portas EtherNet/IP duplas suporta a topologia de anel no nível de dispositivos (DLR), proporcionando uma infraestrutura de rede robusta.
 
Um recurso de segurança incorporado e certificado SIL2/PLd, chamado de “safe torque-off”, impede o motor de rodar depois que um circuito de segurança é desarmado, ajudando a proteger pessoas e equipamentos e a minimizar perdas de produção. O modo economizador do inversor ajuda a otimizar o consumo de energia do motor, pelo monitoramento do consumo de corrente de uma aplicação, refinando automaticamente os parâmetros de operação de forma correspondente.
 
O inversor PowerFlex 525 AC requer um espaço livre de 50 mm na parte superior e inferior, quando instalado em um gabinete, e pode ser montado empilhado sem folgas, tanto horizontal quanto verticalmente. Este espaço livre menor pode ajudar os clientes a reduzir o espaço necessário de suas aplicações nos painéis. Além da instalação flexível, o inversor PowerFlex 525 AC pode operar com temperaturas até 50°C. Com um kit de ventilador opcional, o inversor pode suportar temperaturas de até 70 °C com redução de corrente.