Protótipo transforma placas em peças personalizadas

Equipamento da Ford é capaz de moldar placas de metal em instantes.

Uma máquina impressionante desenvolvida pela Ford, e que ainda não passa de um protótipo, pode transformar uma placa lisa de metal em uma peça personalizada em questão de horas. O equipamento trabalha como uma espécie de impressora 3D, porém, em vez de criar algo a partir do nada, ela molda uma placa metálica de forma precisa.
 
O metal se modifica como se fosse um punhado de argila sendo moldada por um artista plástico. Para usá-la, o designer envia o projeto modelado no PC para a máquina, que usa braços robóticos para aplicar as novas definições e criar uma peça customizada, com todo o processo levando apenas algumas horas.
 
Isso tudo leva mais tempo do que um veículo convencional demora para ser produzido, entretanto, esse tipo de máquina abre novas possibilidades para engenheiros e designers. A produção de peças personalizadas para serem aplicadas em protótipos de veículos pode ganhar um novo auxiliar que, assim como uma impressora 3D convencional, permite trazer vários conceitos ao mundo real sem muito esforço. Confira a máquina da Ford em ação no vídeo abaixo (em inglês).
 

 
Por Douglas Ciriaco/ Tecmundo