Abimaq prevê queda de até 4% no setor, após PIB fraco

Abimaq prevê queda de até 4% no setor, após PIB fraco

Após a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do primeiro trimestre, a indústria de máquinas e equipamentos segue pessimista com o desempenho neste ano, afirma José Velloso, vice-presidente da associação brasileira do setor (Abimaq). Segundo ele, a entidade mantém sua previsão de contração de 3% a 4% para o segmento em 2013.
 
No primeiro trimestre deste ano, o faturamento do setor de máquinas e equipamentos caiu 14,1% na comparação com o quarto trimestre de 2012, segundo Velloso.  As vendas de janeiro a março somaram R$ 16,9 bilhões, contra R$ 19,8 bilhões no período imediatamente anterior.  Assim, afirma o executivo, o setor de bens de capital mecânico não esteve entre os responsáveis pelo aumento dos investimentos no país no início deste ano.
 
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) — medida de investimentos do PIB — cresceu 4,6% no primeiro trimestre, em relação aos últimos três meses do ano passado.  Para Velloso, este ganho expressivo foi verificado, pois a base de comparação era fraca, já que o fim de 2012 foi ruim para os investimentos produtivos.
 
Em abril, a entidade já registrou uma melhora das vendas — de 4,2% em relação a março e de 4,6% em relação a abril do ano passado —, mas a estimativa é de uma recuperação lenta e gradual durante o ano.
 
“Mesmo com uma melhora dos próximos meses, não vamos terminar 2013 com crescimento,” afirma Velloso.
Para a economia brasileira, a projeção também é pessimista. A estimativa da Abimaq é de crescimento entre 2% e 2,5% do PIB neste ano.