VW investe 250 milhões em nova linha de armação

Instalação permite ampliar produção da picape em 25%.

A Volkswagen do Brasil acaba de investir R$ 250 milhões (94 milhões de euros) – sendo R$ 198 milhões para equipamentos e R$ 52 milhões para infraestrutura – na construção de uma área de armação exclusiva para a nova Saveiro, nas versões cabine simples e estendida. A nova armação (onde são montadas e soldadas as carrocerias) já está em operação na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Com a mais alta tecnologia disponível na indústria automotiva mundial.

A nova armação permite ampliar em 25% a capacidade de produção da Saveiro, aumentando das 360 unidades da picape produzidas diariamente, quando a Saveiro era montada na linha do Gol, para 450 unidades por dia. A Saveiro é produzida exclusivamente na fábrica de São Bernardo do Campo.
 
“A armação da nova Saveiro reforça a globalização tecnológica da Volkswagen do Brasil, não só em seus produtos, mas também em todo seu processo produtivo. Com essa nova armação, construída com a mais alta tecnologia global e princípios sustentáveis, a unidade Anchieta da Volkswagen do Brasil, se equipara às linhas mais avançadas do Grupo Volkswagen no mundo”, afirmou o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
 
 
Inovações tecnológicas
 
A armação da nova Saveiro oferece diversas inovações tecnológicas inéditas no Brasil. Localizada em um prédio de 22 mil m², sendo 14 mil m² de área ocupada por equipamentos, a nova área conta com 182 robôs. Desses, 151 pertencem à mais nova geração disponível no mundo, com aumento considerável de performance: esses robôs são 10% mais rápidos e 15% mais leves do que os da geração anterior. As pinças de solda automáticas e de media frequência garantem total segurança e precisão para os pontos de solda, favorecendo a qualidade e a eficiência.
 
“A nova linha de armação, além de trazer para a Volkswagen do Brasil a mais alta tecnologia disponível no mundo, oferece flexibilidade de produção, a qual pode ser aumentada para atender a demanda de mercado. A alta tecnologia, equivalente às fábricas mais avançadas do Grupo Volkswagen no planeta, oferece qualidade ainda maior de solda, com economia de energia”, afirmou o diretor de Engenharia de Manufatura da Volkswagen do Brasil, Celso Placeres.
 
A armação da nova Saveiro conta com um equipamento altamente inovador: a primeira geração mundial do "Konzern Framer UB1", onde é feita a geometria da plataforma do veículo (assoalhos dianteiro e traseiro e longarinas dianteiras). Inédito no Brasil, o "Konzern Framer UB1" para plataformas está sendo implementado simultaneamente pelas fábricas mais avançadas do Grupo Volkswagen. “O equipamento oferece flexibilidade para o processo de montagem, pois permite que diferentes modelos possam ser armados na mesma linha, com total garantia de qualidade e eficiência”, explicou Placeres.
 
O fechamento da carroceria da Saveiro é realizado em outro equipamento  "Framer", que está em sua 3ª geração e é único no Brasil. Esse equipamento, onde são soldadas as laterais na plataforma e o teto da carroceria, oferece ganho de 15%, em relação à geração anterior, do tempo necessário de preparação para produzir modelos diferentes, além de permitir modificações sem parada de linha.
 
Outra inovação no Brasil é a implantação do padrão VASS (utilizado pela Volkswagen, Audi, Skoda e Seat, que são marcas pertencentes ao Grupo Volkswagen) de padronização elétrica e de comunicação mais robusta e rápida entre todos os equipamentos eletrônicos da nova Armação, que também facilita e agiliza muito a manutenção.
 
A Armação ainda inclui outra novidade no processo produtivo brasileiro: o uso de robôs com projetores de laser para fazer a medição das dimensões da carroceria "on line". Esses dados são enviados imediatamente para a área de monitoramento, garantindo um controle de qualidade ainda mais preciso durante o processo produtivo.
 
O investimento de R$ 250 milhões (94 milhões de euros) na nova armação contemplou infraestrutura, reabilitação predial, aquisição de equipamentos e implantação de sistemas transportadores (mais de 2 km), que levam as carrocerias da nova Saveiro à área de Pintura da fábrica.
 
Sustentabilidade no processo produtivo
 
A alta tecnologia de solda permite economizar energia elétrica por conta da utilização de pinças de média frequência (1.000 Hz) em toda linha, tanto nos robôs como nos equipamentos operados manualmente. Essas pinças consomem 30% menos de energia e ainda permitem ganho de precisão e qualidade de solda.