A Ital Produtos Industriais lançará na 14ª edição da Feimafe 2013 um equipamento para a movimentação de cargas ferrosas em siderúrgicas, estaleiros, portos e distribuidores e utilizadores de aços. A barra de carga extensível com eletroímãs eletropermanentes, que permite a movimentação de chapas de aço, billets, perfis, e etc. Através de acionamento automático, a barra de carga (e os eletroímãs nela pendurados) abre e fecha, permitindo o transporte de chapas de materiais de comprimentos diferentes com um único equipamento.
A vantagem dos equipamentos eletropermanentes é que não necessitam de alimentação elétrica para se manterem "magnetizados", ou seja, em caso de corte de energia ou rompimento do cabo, a carga não se solta. Os eletropermanentes garantem segurança total para os trabalhadores e os equipamentos.
Os equipamentos eletropermanentes utilizam a energia intrínseca dos ímãs permanentes: ao invés de serem ativados e desativados mecanicamente, são submetidos a um surto ou pico de tensão (impulso elétrico), gerado por uma bobina similar àquela dos eletroímãs. Fornecem toda a sua força por um período de tempo ilimitado: o levantamento e transporte da carga é completamente independente de qualquer fonte de energia externa, oferecendo portanto, máxima segurança durante a fase de utilização.
Pelo fato de o impulso de tensão ser muito rápido, praticamente instantâneo, pode-se enumerar como vantagens imediatas deste fato a economia de energia e o não aquecimento do sistema, ao contrário dos eletroímãs que, por necessitarem permanentemente de uma fonte de energia elétrica, se aquecem, perdendo rendimento após um certo período de uso quando estão aquecidos. Além disso por dispensarem sistemas no-break com baterias, não necessitam de manutenção e não são agressivos ao meio ambiente. Eles podem ser fabricados para qualquer capacidade de carga, de 1 a 100 toneladas.