Maio terá Colloquium Internacional SAE Brasil de Freios

Encontro reunirá grandes nomes da indústria mundial de freios na cidade de Caxias do Sul (RS).

Para mostrar e debater as novas tecnologias que estarão no mercado de freios nos próximos anos será realizado o 11º Colloquium Internacional SAE Brasil de Freios & Mostra de Engenharia. O colloquium está agendado de 15 a 17 de maio, no Centro de Convenções do Hotel Intercity Premium - Avenida Therezinha Pauletti Sanvitto, 333 -, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

O encontro é uma oportunidade para que as empresas e as universidades mostrem o que está em desenvolvimento e, também, para que os profissionais do mercado tomem conhecimento dessas tecnologias. Para isso, na edição de 2013 serão apresentados 18 trabalhos técnicos, três painéis com especialistas e uma exposição de tecnologias, com a participação de 33 empresas. 
 
A abertura do encontro, organizado pela Seção Caxias do Sul da SAE Brasil, será marcada pelo Test Drive de Caminhões MAN, no Campo de Provas das Empresas Randon, seguido de solenidade e apresentação de painel sobre ABS, que terá a participação de especialistas da Wabco e da Haldex AB, com mediação do jornalista Fred Carvalho. 
 
“Encontros como este são muito importantes para reunirmos grandes especialistas em freios do Brasil e do Exterior em um só lugar, facilitando a troca de informações entre o mercado”, afirma o engenheiro Tullus Ullus Bergmann, chairperson do colloquium. Ele espera receber mais de 400 visitantes, entre especialistas, acadêmicos e profissionais da área. 
 
De acordo com o engenheiro, o Brasil vive bom momento econômico, estando entre os grandes fabricantes de veículos do mundo, fato que proporciona o desenvolvimento da indústria. “A engenharia brasileira deste setor está na vanguarda tecnológica, e isso demonstra nossa competência técnica no desenvolvimento de inovações”, destaca.
 
Painéis temáticos - Três painéis estão na pauta: ABS, painel de abertura no dia 15, normalização de freios, no dia 16, e tendências em freios, no dia 17, ambos com especialistas da indústria e academia. 
 
Papers - O encontro também conta com apresentação de trabalhos técnicos. Entre os temas das pesquisas inscritas estão ABS, materiais e matérias-primas, modelagem analítica computacional de sistemas de freios, testes e simulações e ruídos e vibrações. 
 
Exposição Tecnológica - Trinta e três expositores farão parte da Mostra de Engenharia. São elas: Bins, Brex, Chevron, Cobra Conexões, Engatcar, ESSS, Ferdinand Erlmann Werkzeugbau Gmbh & Co, Formale, Greening, Haldex do Brasil, HBM, Hidrojet, Irapuru, Jinan Shengquan Hepworth Resin, LINK South America, Magma, MAN Latin America, Menegotti, Metaltork, MSC, Nucap, Original Indústria Eletroeletrônica, Reichold, Sá Mourão, SBU, SI Group, SKF, Superior Graphite, Timken, Trelleborg, TTB, Wabco e Zeon Produtos Químicos.
 
O Colloquium conta com patrocínio das empresas Brex, CBMM, Haldex, MAN Latin America, Menegotti, Schaeffler e Wabco. 
 
Informações, inscrições e detalhes da programação estão no site da SAE Brasil.
 
"Acreditamos que os objetivos finais do desenvolvimento científico e tecnológico são pautados e delimitados pelas realidades econômica, social e política. Daí os simpósios da SAE Brasil oferecerem oportunidades para debates técnicos conectados com as demandas da sociedade”, afirma o engenheiro e presidente da SAE Brasil, Ricardo Reimer.
 
PROGRAMAÇÃO:
 
QUARTA-FEIRA - 15 DE MAIO 
14h – Teste drive com Caminhões MAN, no Campo de Provas das Empresas Randon.
19h – Solenidade de abertura, seguida do painel de abertura: ABS mediado pelo jornalista Fred Carvalho.
21h – Abertura da Mostra de Engenharia.
 
QUINTA-FEIRA - 17 DE MAIO 
8h – 18h15 – Apresentações de papers
18h40 – Painel: Normalização de Freios. 
 
SEXTA-FEIRA - 18 DE MAIO
8h25 – 9h40 – Apresentações de papers.
10h40 – Painel: Tendências em Freios.
12h15 - Encerramento

Tópicos: