Os empresários do setor industrial estão menos otimistas em abril, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgado nesta terça-feira (16).
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), medido mensalmente pela confederação, caiu de 57,1 para 55,4 pontos entre março e abril e atingiu o menor patamar desde agosto do ano passado (54,5 pontos).
O levantamento foi realizado entre 1° e 11 de abril, com 2.185 empresas de todo o país. O índice varia de zero a cem pontos, e valores acima de 50 representam otimismo no setor.
Segundo a CNI, a queda na confiança do empresário industrial no início do ano pode ser um entrave para o crescimento dos investimentos no setor.
Na comparação com abril do ano passado, quando o indicador registrou 57,2 pontos, a retração é de 1,8 ponto. A média histórica do Icei é de 59,2 pontos.
Segmentos
A redução no otimismo da indústria foi causada pela menor expectativa em dois dos três segmentos pesquisados: construção civil e transformação. No setor extrativo, a confiança aumentou.
O índice do setor de transformação caiu de 56,5 para 54,2 pontos no período, o da construção civil recuou de 57,5 para 55,8 pontos e o da indústria extrativa passou de 54,8 para 56,1 pontos.