Kennametal anuncia unidade adicional de limpeza por eletrólise

Kennametal anuncia unidade adicional de limpeza por eletrólise

 

Para fabricantes que trabalham com questões complexas ou rigorosas relacionadas com usinagem ou acabamento, a usinagem eletroquímica (ECM) é um processo recomendável, no qual podem ser removidos materiais em incrementos de micron, alcançando áreas impossíveis de atingir através de outros métodos. 
 
Para apoiar o processo eletroquímico (ECM), a Kennametal Extrude Hone concebeu uma unidade adicional de limpeza por eletrólise, denominada Hydrom, para máquinas que utilizam o processo eletroquímico. Essa unidade apresenta uma qualidade de eletrólise contínua para assegurar um intervalo constante de modo a proporcionar uma maior qualidade e estabilidade de processo.
 
O processo eletroquímico de usinagem efetua a remoção de metal através da decomposição dos átomos da superfície sem que ocorra o contato direto entre a ferramenta e o material da peça. A quantidade de material removido é proporcional ao tempo e à intensidade de um fluxo de corrente elétrica entre a ferramenta e a peça. O processo é altamente controlável, podendo usinar ou polir áreas impossíveis de atingir através de outros métodos, incluindo o polimento manual e a chanfragem.
 
Conforme uma solução eletrolítica (água e sais especiais) flui pela superfície da peça, a corrente contínua é aplicada entre a ferramenta e a peça. A quantidade de material removido é estabelecida pela quantidade de corrente elétrica que flui entre a ferramenta com carga negativa e a peça com carga positiva. Normalmente, a ferramenta é concebida de modo a possuir uma imagem espelhada da superfície final da peça. Já que a usinagem, conhecida como catódica, nunca toca na peça, não existe praticamente desgaste da ferramenta no processo. Os tempos normais de chanfragem e de polimento são extremamente rápidos, encontrando-se, para a maior parte das aplicações, entre 10 e 30 segundos. Dependendo das exigências de fabricação e das dimensões das peças, poderá ser realizada a fixação de vários componentes de modo a obter taxas de produção elevadas.
 
A Hydrom, unidade adicional de limpeza, torna agora o processo ainda mais eficaz. Ao ser ligada a um filtro-prensa de câmara (CFP), resulta em uma redução de até 10% nos custos de eliminação de resíduos. O tempo de limpeza do filtro-prensa (CFP) pode ser reduzido em até 6 vezes e o tempo de vida útil da ferramenta catódica é aumentado. Desta forma, a disponibilidade da máquina aumenta.
 
A Hydrom pode, além de ser fornecida com o novo equipamento eletroquímico (ECM), ser usada como uma unidade adicional de modo a complementar máquinas existentes de qualquer marca.