Instituto Senai de Materiais será inaugurado em dezembro em SC

Senai irá investir R$ 10 milhões no novo instituto na cidade de Criciúma

Na última sexta-feira (22), foi anunciada a data de inauguração do novo Instituto Senai de Materiais na cidade de Criciúma, será em dezembro de 2013. Segundo os idealizadores do projeto, o empreendimento representará um upgrade à atual estrutura do Senai no município, com investimentos da ordem de R$ 10 milhões.

O instituto centralizará sua atuação em três plataformas tecnológicas - cerâmicas tradicionais e avançadas, polímeros e materiais ferrosos e não ferrosos. O objetivo é desenvolver matérias-primas que agreguem valor aos produtos. Na apresentação, o diretor do SENAI em Criciúma, Sílvio Bittencourt da Silva, informou que o Sul de Santa Catarina responde por 70% da produção nacional de embalagens flexíveis. Além disso, 50% das empresas e 70% dos empregos da região são do segmento de cerâmica. O setor metalmecânico, por sua vez, congrega 25% das indústrias catarinenses.
 
A implantação do Instituto de Materiais implica na elevação de três para 15 mestres e doutores e na ampliação e modernização da estrutura física e laboratorial. A unidade ganhará um novo bloco, com 900 metros quadrados, para a área administrativa e novos equipamentos para avaliação e determinação da composição química de materiais cerâmicos, análise sobre envelhecimento acelerado de polímeros, determinação da resistência ao impacto, estudos e nano e micro compósitos, entre outros. Também será instalado um novo laboratório educacional em metalmecânica.
 
O Instituto de Materiais integrará uma rede de mais de 60 institutos de tecnologia (dos quais oito em Santa Catarina) e outros 23 de inovação (dois em Santa Catarina), que o Sistema Indústria implantará no Brasil em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A proposta é que os Institutos tenham atuação complementar e em rede.