Notícias
Descrição
O termo ‘teste da microdureza’ usualmente se refere a endentações estáticas provocadas por cargas menores que 1kgf. O endentador pode ser a pirâmide de diamante Vickers ou a pirâmide alongada de Knoop.
O procedimento de teste é muito semelhante ao do teste padrão Vickers, exceto que é feito numa escala microscópica, com instrumentos de precisão mais alta.
A superfície a ser testada geralmente requer um acabamento metalográfico. Quanto menor a carga de teste, maior o grau de acabamento superficial necessário.
Microscópios são usados para medir as endentações; eles normalmente tem aumentos de 500x e medem com precisão de +0.5 microns (mm). Diferenças de até +0.2 microns podem ser observadas se o operador tiver cuidado e experiência.
Dureza Knoop
O número de dureza Knoop (KHN) é a razão entre a carga aplicada no endentador P (kgf) e a área projetada não recuperada A (mm2)
Onde:
O endentador Knoop é um diamante em forma piramidal que produz uma endentação em forma de pirâmide, com uma relação entre diagonais de 7:1. A profundidade da endentação é de aproximadamente 1/30 do seu comprimento. Para a determinação da dureza Knoop, somente a diagonal maior da endentação é medida e usada na fórmula acima para o cálculo da KHN . Podem ser usadas tabelas contendo os valores já conhecidos da dureza Knoop.
Dureza Vickers
O valor da dureza com a Pirâmide de Diamante de Vickers é a carga aplicada (em kgf) dividida pela área da superfície da endentação (em mm2).
Onde:
O endentador Pirâmide de Diamante Vickers tem a forma de uma pirâmide quadrada com 1360 entre faces. Para calcular o valor da dureza de Pirâmide de diamante Vickers, ambas as diagonais da endentação são medidas, e a média destes valores é usada na fórmula acima para a determinação do valor HV.
Comparando Knoop e Vickers
Comparando os endentadores dos testes de Vickers e Knoop pode-se observar que:
Gostou? Então compartilhe:
Notícias relacionadas
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa