Notícias
Uma forma de classificar os aços estruturais é através da sua tensão mínima de escoamento. Como para o uso estrutural a propriedade básica é a resistência, esta é uma forma lógica de classificação.
Por esta classificação os aços são normalmente divididos em três grupos:
A partir desta divisão pode-se identificar os aços que se inserem em cada faixa de tensões de escoamento.
Deve-se lembrar que a resistência de um aço depende de vários fatores que em conjunto contribuem para as propriedades mecânicas resultantes.
Por exemplo, o tratamento térmico tem o objetivo de conferir propriedades mecânicas com um determinado objetivo. A mudança de fase y/a (autenita/ferrita) permite uma grande variação da microestrutura resultante, permitindo uma ampla gama de propriedades mecânicas, mesmo em aços carbono. Também o uso de elementos de liga, primariamente como resultado da sua influência na transformação, permitem um controle ainda maior sobre a microestrutura, com benefícios para as propriedades mecânicas.
Além da classificação acima existem outras formas de agrupar os aços estruturais. Em diferentes fontes podem-se encontrar os aços classificados de acordo com:
É difícil harmonizar numa forma concisa os vários parâmetros que definem os diferentes tipos de aço estrutural. No presente texto optou-se por adotar a classificação baseada na composição, enfatizando sempre que possível as propriedades de resistência e outras informações relevantes.
Gostou? Então compartilhe:
Notícias relacionadas
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa