A seguir, os tipos de cavaco estão classificados de acordo com como são formados.
- Mecanismo de Formação:
O cavaco é formado continuamente, devido à ductilidade do material e à alta velocidade de corte. - Acabamento Superficial:
A força de corte varia muito pouco devido à formação contínua e, portanto, a qualidade superficial é muita boa.
- Mecanismo de Formação:
O material fissura no ponto mais solicitado, ocorrendo ruptura parcial ou total do cavaco. Devido à pressão e temperatura elevadas que se desenvolvem na região de corte, acontece a soldagem das pequenas fissuras.
Embora ambos o cavaco contínuo e o cisalhado sejam longos, apenas o segundo apresenta aspecto serrilhado nas bordas. - Acabamento Superficial:
A força na região de corte oscila conforme ocorrem as fissuras: a força cresce com a formação do cavaco e diminui bruscamente com a sua ruptura. Esta oscilação induz vibrações que provocam um acabamento superficial ondulado, reduzindo a qualidade do acabamento da usinagem se comparada a um processo com geração de cavaco contínuo,
- Mecanismo de Formação:
Este cavaco é produzido na usinagem de materiais frágeis, como o ferro fundido (FoFo).
No caso do FoFo, o cavaco rompe em pequenos segmentos devido à presença de grafita, que gera descontinuidades na microestrutura do material. - Acabamento Superficial:
No caso do FoFo, devido às descontinuidades na microestrutura, o cavaco rompe em forma de concha e gera uma superfície com qualidade de acabamento superficial inferior.