Fórum

Preciso colar um tanque de uma processadora de filmes. Estes tanques trabalham basicamente com dois produtos: o revelador e o fixador. Qual o melhor material para fazer este reparo em um tanque plástico? Não sei qual é exatamente o material deste tanque. Recomendaram-me reparar com resina isoftálica (com acelerador e catalizador). Onde encontro este produto?



1 respostas

  • Estes tanques são fabricados para processos fotográficos usando reveladores e fixadores a base de nitrato de prata. Normalmente são construídos com chapas de termoplásticos poliolefínicos como Polietileno e Polipropileno, materiais difíceis de se agregar e de se colar, sendo praticamente inexistente qualquer tipo de cola eficiente para eles. Existem soldas plásticas a quente para estes polímeros (PE e PP) que podem reparar quebraduras e rachaduras e até uniões firmes e estáveis nestes tanques, com segurança e eficiência. Trata-se de pequenos bastões cilindricos, incorretamente chamados de eletrodos plásticos e que são aplicados com um maçarico que sopra ar quente no local da rachadura unindo o "eletrodo" ao corpo quebrado da mesma categoria plástica.
    Resinas isoftálicas são líquidos espessos à base de poliéster termofixo e insaturado usados em "composites" como "PRFV" (plástico reforçado com fibra de vidro), que quando misturadas a catalizadores e aceleradores e todos estes agregados à fibra, produzem um material altamente rígido e resistente à fadiga e à corrosão química, e que, apesar de suas características interessantes e especificas (fabricação de carrocerias, carenagens, piscinas, banheiras de hidro, etc.) são inadequados para este tipo de reparo pois são materiais incompatíveis entre si e um não adere ao outro com eficiência. Esqueça este tipo de solução e adote a primeira, técnica e economicamente mais viável, além de ser a mais correta.

Responder

Participantes mais ativos no fórum