Fórum

Preciso confeccionar uma engrenagem com 109 dentes. Porém 109 é um número primo e não tenho disco de 109 no meu divisor. Como posso confeccionar esta peça? Obrigado! Anderson.



1 respostas

  • Bem, Anderson, para a confecção da engrenagem, deve-se ter em mãos as seguintes informações: 1) se o cabeçote divide 1/40 ou 1/60; 2) quais são as séries divisoras do prato; 3) o número de dentes das engrenagens do cabeçote. Deve-se usar divisão diferencial na qual se usam engrenagens no cabeçote divisor de tal modo que o prato gire quando se gira a manivela. Exemplificarei utilizando a fórmula (supondo um cabeçote 1/40). A fórmula é [40*(N – M)]/M. Nesta fórmula, N é o número de divisores a executar e M é o número possível por divisão simples (M pode ser qualquer número fácil de dividir). Por exemplo: queremos 53 divisões. Temos engrenagens de 29, 34, 37, 38, 42, 44, 47, 48 e 64 dentes. Vamos escolher como M o número 55 (que é um número fácil de dividir). Aplicando a fórmula: [40(55 – 53)] / 55 = 80/55. Simplificando o número por 5 chegamos ao valor 16/11. Vamos multiplicar numerador e denominador para ficar de acordo com as engrenagens disponíveis. Obtemos então a razão 64/44. Obteve-se, assim, 64 dentes na árvore principal do divisor (numerador) e 44 dentes no eixo de arraste do disco divisor (denominador). Agora realizamos o cálculo simples para 55 divisões: 40/55. Simplificando-se a fração por 5 obtém-se o valor 8/11. Essa fração é equivalente a 24/33 (multiplicando-se numerador e denominador por 3). Temos então 24 espaços (furos) na série divisora 33 do disco 1/40. Mas deve-se ter em mente que as simplificações devem buscar as séries disponíveis (no denominador). [Gabriel Costa Sousa].

Responder

Participantes mais ativos no fórum