Fórum

Pergunta do internauta: Ademir Antonio Ritt([email protected]),  Sou Consultor Ambiental na Cidade de Sorriso - MT e região. Atendo empresas que precisam melhorar a gestão e destinação adequada de lubrificantes e afins usados. Solicito informação sobre como vossa empresa pode nos auxiliar a respeito.
Grato
Ademir Ritt
Consultor Ambiental

Telefone para contato: 66 3545-3418



2 respostas

  • Bruna Engel  21/10/2008 - 11:56

    Prezado Sr. Ademir.
    Primeiro passo seria caracterizar o fluido em questão, pois a forma de tratamento ou disposição final pode se diferente conforme o tipo de fluido.
    O próximo passo seria entrar em contato com o órgão ambiental do estado para saber se há centrais de recebimento de fluidos ou então qual o rpocedimento mais adequado apra enviar para fora do estado. Se o fluido for óleo minal, pode ser feita a descontaminação com uma simples filtragem para retirar cavacos e outros sólidos que acabam contaminando o fluido durante o processo. Fazer a separação água óleo também é interessante e depois pode-se reaproveitar o óleo. NO sul, existe a Petroquímica do Sul que faz o re-refino de óleo usado, provavelmente deve ter uma empresa semelhante a essa no teu estado.
    Para fluidos o tratamento é mais complicado, principalmente no Brasil. Importante é não misturar com os outros efluentes do processos nem enviar para alguma estação de trat. de efluentes industriais. O emlhor a fazer é conversar com algum técnico qualificado.

  • Claudio  06/01/2009 - 14:34

    Prezado sr. Ademir, Boa Tarde.
    Estou lhe enviando uma sugestão economicamente adequada ao seu problema. Quase a totalidade dos contaminantes dos eflentes industriais, se devem a concentração de solidos particulados, mineriais em suspensão e outros de granulometria tão pequena que para filtragem ou separação destes deveria se usar sistemas complexos como telas nanometricas em tandem ou paralelo (DAW CHEMICALS tm) filtros prensa não acumulativos e outros processos caros. Para esses casos podem ser usar telas magneticas ou decantação que são bem mais baratos, pois para viabilizar o processo em larga escala, deve-se optar por este método.
    Os outros contaminantes, a maior parte , como oleos minerais/sintéticos/sais minerais,atraves de osmose simples ou reversa e para oleos atraves de tensão superficial (mecanicamente) ou seja o mais barato e eficiente para tal. Este produto os quais a empresa que atuo como consultor tecnico fabrica  ja estão a algum tempo e estão em operação em várias empresas, as quais diminuiram sensívelmente seus custos no dejeto de aguas industriais, sem a nescessidade das carissimas ETAS e ETES. Estes produtos são chamados de SKIMERS e existem vários modelos para várias concentrações de oleos.
    Obs. existem determinados sais contaminantes que ficam emulsionados em  oleos os quais são extraídos da agua mecanicamente (SKIMERS).
    Estou á disposição para quaisquer dúvidas.
    Att.
    Claudio Curvello
    55/11/39323455

Responder

Participantes mais ativos no fórum