Fórum


Amigos,

Peço a quem tiver conhecimento sobre abrasão me dar uma dica para sanar o problema seguinte:
Temos uma polpa composta de água (60%), barro+areia (25%) e resíduos de Pb+Fe atingindo até 8cm de comprimento (10%). Uma bomba transporta este material a 180m3/h, com altura de 24m e 80m de distância plana/reta. A densidade fica em 2,1. A bronca é a duração desta bomba: seu rotor é trocado a cada 3 dias e a caixa dura 21 dias. São de aço inox 316.
1- Qual tipo de aço seria melhor para compor a bomba?
2- Que revestimento pode ser feito para que tenhamos, se possível, um ano de durabilidade (qual empresa faz este revestimento)?

Um abraço a todos.



3 respostas

  • Uilson Ferreira Dos Santos  28/09/2008 - 04:59

    Existe uma liga inox (inconel) bastante resistente à abrasão. 
    ok!

  • Canisio Wagner  22/10/2008 - 15:00

    Maurilio,
    A melhor resistencia à abrasão conhecida é fornecida pelas cerâmicas avançadas (carbeto de silicio sinterizado, por exemplo), como alternativa mais economica, porém não tão resistente, pode-se boretar o rotor, criando uma camada bastante dura e resistente à abrasão e corrosão. A boretação é o processo de difussão de atomos de boro (carbeto de boro - uma cerâmica) na superficie metalica, criando camadas de 30 a 300 microns.
     Caso necessite de mais informações, pode nos contactar atraves do e-mail: [email protected]

  • Maurilio Melo  02/12/2008 - 10:51

    Pessoal,

    Muito grato pelas contribuições até agora passadas. Já estamos fazendo uso dessas informações e mandarei, a seguir, um email para onde perceber oportunidade de conhecimento maior.

    Um abraço,
    Maurílio

Responder

Participantes mais ativos no fórum