Fórum

Pergunta do internauta Adriano Alves Rosa:

Bom dia.

Como faço para obter o raio de dobra da chapa?

Att.
Adriano Rosa
Desenhista Industrial



6 respostas

  • VALMIR ROGERIO GREGIO  30/03/2009 - 20:21

    adriano, não sei se entendi bem a sua pergunta, mas em geral o raio interno é a espessura da chapa e o externo é o dobro da espessura.

  • Jose Otavio tavares Souto  02/09/2009 - 13:17

    Caro Valmir, eu e o Adriano enfrentamos o mesmo problema..eu desenho no proe as dobras. mas as vezes o tamanho das peças dao diferentes da original.

    e o tamanho do raio é que define esta diferença.

  • Fernando Andrade De Mello  25/11/2009 - 05:42

    Amigos,


    Geralmente quando isso acontece de ter que se mudar o raio, tem que ser visto qual ferramenta está sendo usada na dobra. Por exemplo: se for ferramental com matriz em "V", tem que saber o tamanho do "V" e divide por 8 (constante).


    Prática: se temos uma peça com espessura de 1,5mm, qual o "V" que devemos usar? R.: 1,5x8=12, ou seja, devemos usar o V=12. Verifiquem o tamanho do V de vocês e façam a conta, é bem rápido.


    Abraços

  • Ziul Manutenção e instalação  15/01/2010 - 16:40

    Existem tabelas prontas que ilustram a explicação do colega Fernando Andrade descrevel. Tenho uma tabela destas que ganhei de um fabricante de guilhotinas e dobradeiras. 


    Na internet ja procurei porem não encontrei esta tabela. Se ainda necessitar posso te enviar via e-mail.


     

  • Fernando Ros  29/10/2016 - 12:22

    Olá !

    Quero deixar uma dica que aprendi faz pouco, sobra as referências para dobras de chapas utilizando o SolidWorks.

    Na prática eu já sabia a respeito da adição da espessura em uma dobra ou mais dobras.. mas no desenho as informações não batem, e quando planificamos a chapa não conseguimos uma medida verdadeira, isso irá interferir no resultado final da peça que será produzida !

    No Solidworks ao colocar uma espessura definida nos parâmetros de dobra por ex: 2.00mm - o Raio é sempre a metade do valor da espessura = 1.00mm.

    Em Tolerância da dobra, use fator K = 0,137

    Em Alívio automático, use Oblongo = 0,5

    Pronto ! terá as mesmas referências ao planificar a chapa, iguais as que utilizamos na realidade. Pode cortar a chapa na medida informada pelo Solidworks que vai dar certo.

  • Prezados Senhores,

    Sou uma empresa de prestação de serviços em elaboração de folhas de pagamento e departamento pessoal, motivo pelo qual manifesto meu interesse em representá-los, com exclusividade, para sua empresa.

    Caso haja interesse por parte de sua empresa, coloco à disposição para novos contatos, em que possamos detalhar nossa proposta.

    Agradecemos antecipadamente a atenção.

    Atenciosamente,

    Vida Nova Assessoria e Administração de Pessoal
    Risonildo Oliveira – Diretor

    A Vida Nova Assessoria e Administração de Pessoal, Criada para atender Pequenas Empresas, Micros Empresas, Empreendedor Individual, Autônomos, Empregadas Domésticas e escritórios.
    Profissional capacitado e experiente nesta área, servindo em consultoria para empresas e empresários, na atuação estrutural de departamentos Departamento Pessoal e administrativos.

    Terceirização de FOLHA DE PAGAMENTO para Pequenas Empresas, Micros Empresas, Empreendedor Individual, Autônomos, Domésticas e escritórios.

    Mensais:
     Elaboração da folha de pagamento mensal e adiantamentos.
     Admissões, documentação e benefícios legais.
     Administração de férias.
     Folha de Ponto;
     Emissão de documentos, guias, holerites e encargos sociais.
     Geração das diversas guias de recolhimento, DARF, GPS, GRRF, relatórios e arquivos eletrônicos operacionais e legais, tais como crédito de salários, pensão alimentícia, SEFIP e CAGED.
     Informações e histórico dos funcionários.
     Rescisões contratuais com acompanhamento nos sindicatos ou no Ministério do Trabalho para homologações
     Elaboração e processamento da folha de pagamento para 13º salário.
     Relatórios anuais, RAIS, DIRF e informes de rendimento

    • Ligue – VIDA NOVA Assessoria e Administração de Pessoal
    • (11) 94973-8557 tim / (11) 99424-1337 claro
    • Email. : [email protected]
    Saiba mais no site:
    • http://www.vidanovaabc.comunidades.net

Responder

Participantes mais ativos no fórum