por Sangram Dash    |   02/05/2023

Pastilhas da Sandvik Coromant podem ajudar a reduzir emissões de um veículo

Uso das pastilhas para fresamento automotivo da Sandvik Coromant podem colaborar com redução de peso de equipamento original

Além das constatações ICCT, o relatório Lightweight, heavy impact, da McKinsey & Company, oferece cálculos detalhados sobre como os veículos mais leves produzem menos emissões de CO2:  "Medidas de redução de peso podem reduzir as emissões de CO2 até certo ponto (aproximadamente 0,08 g de redução de CO2 por quilograma)." O relatório continua: "Se um fabricante de equipamento original (OEM) conseguir reduzir o peso do veículo em 100 kg, ele deixará de emitir aproximadamente 8,5 g de CO2 a cada 100 km."

Em resposta a constatações como essas, os fabricantes automotivos estão se voltando para a "redução de peso", o que implica na fabricação de carros e caminhões mais leves para melhorar a eficiência de combustível e o manuseio. Obviamente, metais mais leves, como alumínio e magnésio, podem ajudar nesse sentido. Mas a redução de peso vai além da mera escolha de materiais mais leves - especialmente quando materiais mais pesados, como aços forjados, cromo-cobalto, Inconel ou ferros fundidos cinzentos e nodulares (NCIs) - ainda são amplamente usados na manufatura de veículos

Em vez disso, os fabricantes devem projetar esses metais "pesados" de modo a serem uma alternativa eficiente e forte aos metais mais leves. Isso significa produzir peças mais complexas, próximas da forma definitiva, com base em desenhos mais complexos, o que é difícil ao produzir materiais ISO-K, mais difíceis de usinar. Todos os ferros fundidos contêm carboneto de silício (SiC), muito abrasivo para a aresta de corte. Um outro desafio para os OEMs é fabricar essas peças mais complexas com a mais alta qualidade, com alta produtividade e um baixo custo por peça.

Quando há necessidade de produzir diferentes peças e para retirar grandes quantidades de material rapidamente da peça bruta, o fresamento de cantos é a melhor abordagem. A aplicação do fresamento básico, porém, versátil, garante uma ação de corte mais leve que, por sua vez, minimiza o impacto sobre a ferramenta e assegura que a peça permaneça na forma. Com o fresamento de cantos, a ferramenta cria um plano e uma superfície de canto, simultaneamente. 


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Para conseguir isso, é essencial que seja usado o ângulo correto para evitar deslocamentos indesejados entre a fresa e a peça. O ângulo de 90 graus é definitivamente o mais adequado, mas outros ângulos podem ser usados dependendo da aplicação. 

Pastilhas da Sandvik podem reduzir massa e ajudar a conter emissões de um veículo. Foto: Sandvik Coromant/ Divulgação

Um "toque de leveza"

Há uma série de pastilhas de fresamento de cantos no mercado desenhadas para um ângulo de fresamento próximo a 90 graus. Geralmente, essas pastilhas têm oito arestas - quatro na frente e quatro atrás para produzir o canto e a área plana simultaneamente - ou seis, em alguns casos. No entanto, a Sandvik Coromant percebeu que havia espaço para um novo conceito de fresamento de cantos, que traria maior produtividade, vantagens na vida útil das ferramentas e benefícios econômicos para os OEMs.

Em resposta aos desafios acima, a Sandvik Coromant desenvolveu a família de pastilhas CoroMill MF80. Desenhadas para aplicações de fresamento automotivo em materiais ISO-K e ISO-P, as pastilhas têm oito arestas de corte, proteção contra cavacos e micro geometria otimizada. Em particular, as ferramentas são desenhadas para serem ideais para peças de paredes finas e set-ups de máquinas com estabilidade limitada. A aresta de corte é inclinada para se obter uma ação de corte suave e baixas forças de corte. Isso proporciona maior segurança e escoamento de cavacos, bem como uma aresta wiper para um acabamento superficial superior.

A CoroMill MF80 não é inteiramente nova, mas baseada em uma plataforma tecnológica semelhante à existente na Sandvik Coromant CoroMill 345. Este novo conceito de fresamento oferece uma fresa 40% mais leve com calço de proteção e grande número de pastilhas para usinagem segura e estável, mesmo em aplicações de balanço com tendência a vibrações. 

Com aplicações de fresamento de cantos e faceamento, as ferramentas de corte com ângulo de ataque de 90 graus geralmente são preferidas porque geram forças de corte radiais e, o que é importante, transferem mais energia de corte para longe da peça. Isso é especialmente ideal ao se usinar peças com paredes mais finas ou próximas da forma definitiva. A CoroMill MF80 realmente permite um ângulo de abordagem de 89,5 graus, de modo que a fresa multiaresta possa trabalhar ainda mais próxima da fixação durante a usinagem.

O ângulo próximo a 90 graus também reduziu as forças axiais para um fresamento melhorado em peças de paredes finas e em fixações fracas, sem vibração. As principais vantagens aqui incluem melhor precisão e uso da máquina, mas também garante uma vida útil mais longa da ferramenta com menos refugo. 

Desempenho da CoroMill MF80 ao usinar materiais ISO-K e ISO-P

Testes de desempenho 

Em um caso, a CoroMill MF80 foi comparada com a fresa da concorrência em uma aplicação de fresamento de cantos de desbaste para produzir peças de bombas e válvulas a partir de uma peça de trabalho em aço carbono ISO-P (DIN 1.0619). As fresas foram postas em funcionamento com parâmetros de corte idênticos - um n de 500 rpm, um vc de 125 m/mm, ae de 15/50 mm e ap de 5 mm e fz de 0,15 mm ― com uma exceção, o vf. A fresa concorrente funcionava a 375 mm/min e a CoroMill®MF80, a 600 mm/min.

No final, a CoroMill MF80 obteve um aumento de produtividade de 60%. A fresa da concorrente produziu nove peças, enquanto a CoroMill MF80 produziu 15. Quanto à vida útil da ferramenta, após 40 minutos de tempo de usinagem, somente o lascamento era visível na CoroMill MF80 e a fresa obteve um aumento da vida útil da ferramenta de 67%. A principal vantagem para o cliente foi que a proteção do calço da fresa e o alto número de arestas da pastilha que puderam reduzir o custo por peça em aplicações de desbaste ou fresamento de cantos.

Em outro teste, a CoroMill MF80 e uma pastilha da concorrência foram usadas em uma aplicação de desbaste em uma peça de trabalho ISO-K. As fresas foram usadas para produzir suportes a partir de uma peça de ferro fundido esferoidal ISO-K(GJS400/K3.1.C.UT). Novamente, as duas ferramentas foram usadas com os mesmos parâmetros de corte, incluindo uma profundidade radial de corte de 20 a 80 mm (ae) e profundidade axial de corte de 2-3 mm (ap). Cada fresa funcionou a uma velocidade do fuso (n) de 1000 rotações por minuto (rpm), uma velocidade de corte (vc) de 250 metros por minuto (m/min) e avanço da mesa (vf) de 1200 milímetros por minuto (mm/min). Houve uma pequena diferença no avanço por dente (fz), 0,24 mm para a fresa do concorrente e 0,3 mm para a CoroMill MF80.

O resultado final foi que o cliente obteve um aumento de 54% em ferramentas com a fresa da Sandvik Coromant. Enquanto a fresa do concorrente produziu dez peças em 55 minutos antes de mostrar sinais de desgaste, a CoroMill MF80, por sua vez, funcionou durante 82 minutos e produziu 15 peças. 

A CoroMill MF80 pode beneficiar enormemente as aplicações de redução de peso dos OEMs, com desempenho mais duradouro e produtivo ao usinar materiais mais pesados como ISO-K NCIs, Inconel ou ferros cinzentos, aços forjados e cromo cobalto. Essas vantagens também podem se mostrar essenciais para ajudar os fabricantes a produzir veículos que atendam às rigorosas regulamentações de emissão de CO2, mantendo um custo menor por peça e garantindo que, nas palavras do relatório da ICCT, "A redução da massa é uma forma eficaz de reduzir as emissões de um veículo".

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM
O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Sangram Dash

Gerente de aplicação de produtos na Sandvik Coromant para fresamento indexável