por
Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda. | 14/03/2023
Notícias
Durante o processo de usinagem, a fricção entre a ferramenta de corte e a peça usinada gera uma grande quantidade de energia. Esse atrito pode causar desgaste na ferramenta e péssimo acabamento superficial nas peças a serem usinadas.
Então, para evitar esses problemas e melhorar o acabamento superficial das peças, é essencial utilizar um óleo de corte para usinagem de elevada qualidade e desempenho.
Esse óleo tem diversas funções, entre elas, refrigeração, lubrificação e remoção dos cavacos. Por isso, ele é também conhecido como óleo refrigerante para usinagem.
Além das vantagens citadas, o óleo de corte para usinagem ainda pode aumentar a vida útil das ferramentas de corte e sobretudo, reduzir os custos e melhorar a produtividade.
Depois de saber um pouco mais sobre esse lubrificante, conheça os tipos mais comuns de óleo para usinagem, utilizados pela indústria em geral. Nós vamos te apresentar agora. Confira!
Existem vários tipos de óleo de corte para usinagem disponíveis, cada um com suas próprias características e propriedades. Alguns dos tipos mais comuns incluem:
Esses óleos são misturados com água para formar uma emulsão ou uma solução. Atualmente, os óleos solúveis são os fluidos mais utilizados nas empresas, em função de diversos fatores. Entre eles, menores custos de operação, multipla aplicação e sobretudo, proteção aos operadores e ao meio ambiente.
Adicionalmente, eles podem ser de base: sintética, semissintética e vegetais
Óleos solúveis sintéticos
Os óleos de corte sintéticos para usinagem são produzidos a partir de polímeros ou de ésteres de base vegetal. São utilizados principalmente em operações de usinagem de alta velocidade e alta pressão.
Continua depois da publicidade |
Eles oferecem uma excelente lubrificação, proteção contra o desgaste e são resistentes à oxidação e a degradação por microorganismos.
Óleos de corte semissintéticos
Compostos por uma mistura de óleos minerais e sintéticos, os óleos semissintéticos para usinagem oferecem uma combinação de desempenho e custo.
São usados para uma ampla variedade de operações de usinagem. Eles oferecem uma boa proteção contra a corrosão e boa lubricidade.
Óleos de corte vegetais
Produzidos a partir de óleos vegetais renováveis (biodegradáveis) e usados como uma alternativa ecológica aos óleos minerais convencionais.
Eles oferecem uma boa proteção contra a corrosão e são biodegradáveis. Portanto, são considerados uma escolha popular para aplicações de usinagem sustentáveis.
Apesar de ser mais caro, o óleo de corte vegetal proporciona uma maior vida útil para a ferramenta de corte e oferece melhor proteção contra a oxidação.
Óleos minerais
Os óleos minerais de corte para usinagem são produzidos a partir de óleos básicos minerais e aditivos que melhoram suas propriedades de lubrificação e desempenho.
Mais convencionais, os óleos de corte de base mineral são frequentemente utilizados em aplicações de usinagem mais simples e menos exigentes.
Eles também podem ser uma opção mais econômica em comparação com os óleos de corte sintéticos.
Óleos integrais
São misturas de óleos minerais e aditivos que oferecem uma excelente lubrificação e proteção contra o desgaste. Esses lubrificantes são assim chamados porque não contêm água em sua composição e não é solúvel em água.
Um óleo integral para usinagem é usado para operações de baixa e média velocidade e alta pressão, sendo aplicado em uma ampla gama de materiais.
A CADIUM tem uma linha completa de óleo de corte para usinagem, além de produtos para manutenção fabril.
Caso esteja necessitando adquirir algum destes itens, não deixe de consultar-nos pelo telefone (11) 4047-9292, por WhatsApp (11) 97587-7837, ou por e-mail [email protected]. Aguardamos o seu contato!
Lubrificantes de alta performance para usiangem. Saiba mais
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa