por
Claudio Bannwart | 01/03/2023
Notícias
Os fabricantes de sistemas ou componentes originais (OEMs) automotivos estão trabalhando para entender melhor a jornada de mudança do cliente em relação a seus produtos e identificando oportunidades de crescimento por meio da integração digital em todas as áreas do negócio. O desafio está na execução, pois uma mudança tão profunda impacta todas as partes da indústria automotivas muda os rumos da área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), enriquece a inovação de produtos e as experiências digitais e ainda amplia os modelos de parceria para chegar ao consumidor.
No ano passado, a consultoria McKinsey divulgou recomendações aos CEOs de fabricantes e montadoras de automóveis para garantir o crescimento e a margem da próxima geração, conseguir a transformação do produto e reformular a organização e a estratégia para se adequar ao novo cenário de negócios. Entre as ações estratégicas recomendadas se destacam a adoção da nuvem, e utilização de ferramentas avançadas, como analytics.
Os dados de um estudo do Netskope Threat Labs mostram que uma organização de manufatura média (de 500 a 2.000 usuários) usa 1.522 aplicações únicas, das quais 98% não são gerenciadas por equipes de TI. Esta porcentagem é maior que a média de outros setores. Nessa estatística, 113 aplicações distintas são usadas para carregar, criar, compartilhar ou armazenar dados.
A adoção da nuvem significa que não se pode mais proteger efetivamente a atividade e os dados de uma organização na nuvem usando appliances on premises. Ao fazer isso, ignora-se a realidade atual de como as pessoas estão trabalhando, sua localização e a dos dados que estão sendo compartilhados. De fato, uma pesquisa realizada no final de 2021 na Alemanha e Reino Unido, constatou que 99,5% dos líderes de TI britânicos e alemães estão criando projetos de rede e segurança para os próximos cinco anos. Cerca de 62% já iniciaram esses projetos ou planejam iniciá-los nos próximos 12 meses.
Continua depois da publicidade |
Assim como toda a inovação em curso no setor automotivo, a segurança e a transformação das redes para um modelo Secure Access Service Edge (SASE) nesta indústria traz as seguintes vantagens:
Embora o setor automotivo inicialmente tenha sido relutante em adotar a nuvem devido às preocupações com segurança e proteção de dados, hoje já podemos dizer que esta prática está superada. De fato, espera-se que o mercado específico da nuvem no setor automotivo alcance o valor de US$ 6 bilhões até 2027, impulsionado pela evolução dos “veículos conduzidos por software”. O software é, em essência, um sistema de organização e apresentação de dados, e como tal, o Veículo Definido pelo Software é um veículo construído a partir de dados. Seja olhando para o produto final, seja para os processos industriais e operacionais, os dados estão agora conduzindo a indústria automotiva.
*Imagem de capa: Depositphotos
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa