por Andreas Nyberg    |   19/01/2023

Gerenciamento de ferramentas otimizado é marca de logística inteligente

Especialista da Sandvik Coromant em CoroPlus Tool Supply explora como o software e o hardware da máquina de venda automática de ferramentas podem aumentar a lucratividade, a produtividade e a sustentabilidade de uma fábrica.

Em diversas operações de manufatura, até 60% do estoque nunca é usado, enquanto 15% dos trabalhos atrasam devido a perdas de ferramentas. Além disso, os operadores podem passar até 20% do tempo procurando ferramentas perdidas. Essas constatações baseadas nas próprias pesquisas da Sandvik Coromant provam uma questão: a análise inadequada da logística de ferramentas aumenta os custos comerciais.

Mesmo em fábricas extremamente competitivas e tecnologicamente avançadas, as questões relativas ao estoque de ferramentas frequentemente não são atendidas e o custo real das ferramentas extraviadas não é notado. Mas algo tão simples como uma máquina de venda automática, criada pela primeira vez há séculos, poderia fornecer a resposta para um melhor controle de ferramentas?

Menos visibilidade, menos produtividade

Uma fábrica, não importa seu tamanho, deve estar sempre preparada para trabalhar de forma rápida e econômica. A usinagem de peças para diversos setores, a partir de um portfólio cada vez maior de materiais, precisa de uma grande variedade de ferramentas sempre ao alcance. Outra camada de complexidade vem na forma de personalização em massa, pois um número cada vez maior de fabricantes produz produtos exclusivos em escalas maiores. Fazer as coisas certas, na hora certa e levá-las onde são necessárias faz aumentar ainda mais a pressão sobre os operadores de máquina a trabalharem com tolerâncias mais apertadas e com estratégias de troca rápida de ferramentas e de manutenção do trabalho. Ter acesso às ferramentas certas, no momento certo, é essencial. 

Consequentemente, muita coisa pode dar errado devido ao gerenciamento inadequado do estoque. Ter pouca ou nenhuma visibilidade das ferramentas em uma fábrica e onde elas se localizam pode gerar um excesso de estoque. Por outro lado, pode haver falta de estoque, quando o inventário se esgota quando uma determinada ferramenta é mais necessária. Outros efeitos incluem dificuldades em medir o desempenho da ferramenta e custos mais altos para o controle do estoque e processamento de pedidos. Todos esses problemas levam a uma única e última consequência: máquinas sem as ferramentas corretas e a instalação sofre uma parada inesperada, mas evitável. E esse tempo é dinheiro. 


Continua depois da publicidade


Ter muito ou muito pouco estoque é em grande parte resultado de erros humanos. Se as ferramentas não forem colocadas de volta em seus armários corretos e forem deixadas espalhadas pela fábrica, os operadores simplesmente não saberão se o estoque de ferramentas está se esgotando ou não. Às vezes, quem trabalha no chão de fábrica pode criar excesso de estoque se for muito irresponsável com o uso de novas ferramentas. Se houver uma versão atualizada disponível do seu sistema de ferramentas, por exemplo, os fabricantes poderão mudar automaticamente para uma nova opção e desprezar seu estoque atual de ferramentas embora esteja perfeitamente funcional, apenas um pouco mais velho.

O gerenciamento de estoques torna-se digital

Ter equipamentos em número suficiente, como máquinas de venda automática de ferramentas, pode ser um passo significativo para alguns fabricantes que não têm o espaço físico adequado para guardar suas ferramentas. Mas, para um gerenciamento de ferramentas totalmente otimizado e digitalizado, isso é apenas um passo na direção certa. Para realmente levar as máquinas automáticas a um nível muito além de seus primeiros serviços de fornecimento de água, as fábricas devem equipar seus armários de ferramentas com uma alternativa ao gerenciamento manual do estoque. 

O CoroPlus Tool Supply da Sandvik Coromant reúne hardware e software de armazenamento de ferramentas para automatizar a solução para muitas das dores de cabeça comuns associadas ao gerenciamento de ferramentas. O software acompanha cada ferramenta registrada no inventário, mostra sua disponibilidade de estoque, áreas de alto custo e quais ferramentas foram escolhidas para quais máquinas e por quem. 

Além de permitir aos operadores escolher e devolver suas ferramentas adequadamente, o software também pode gerenciar o reabastecimento e a manutenção do estoque, pois o uso de ferramentas no chão de fábrica alimenta o elemento de gerenciamento e administração do software para auxiliar o rastreamento dos custos, o planejamento e o gerenciamento de compras. 

Em um nível prático, o software de logística de ferramentas também controla as soluções de hardware de logística de ferramentas, que estão em estantes abertas, gaveteiros ou máquinas de venda automática equipadas com espirais, dependendo do nível de controle necessário. As prateleiras e os gaveteiros podem conter várias quantidades de ferramentas para que o usuário escolha, enquanto as espirais fornecem acesso a uma ferramenta por vez.

Mais enxuto e mais verde

O software de automação oferece aos fabricantes uma alternativa à realização manual de tudo e pode evitar incorrer em tempo de inatividade quando houver pouco tempo disponível. Como os trabalhadores podem rastrear estoques de ferramentas por meio de um tablet ou outro dispositivo inteligente, então confiam no software para automaticamente fazer pedidos e reabastecer esse estoque de ferramentas quando necessário. As equipes de compras não ficam mais sobrecarregadas com os desnecessários registros escritos que os diversos pedidos manuais criam.

Como os operadores nunca ficam sem a ferramenta de que precisam, nem têm muitas das ferramentas de que não precisam, as máquinas nunca precisam parar de funcionar porque ficaram sem ferramentas. E, além de criar um ambiente de trabalho mais lucrativo e produtivo, um bom gerenciamento de estoques traz consigo um benefício secundário. Ele pode ajudar a tornar a fábrica mais sustentável.

Automatizar o gerenciamento de estoque significa que os pedidos são retirados de um local centralizado, em vez de se basearem nas solicitações de vários operadores que podem criar vários pedidos de ferramentas em uma única semana. Portanto, os envios de ferramentas também podem ser reduzidos e otimizados em um único embarque, e os pedidos de compra podem ser agrupados para que um novo lote de ferramentas chegue uma vez por semana, em vez de todos os dias. 

Além disso, o fornecimento automatizado de ferramentas também pode ser responsável pelo recondicionamento e reciclagem das ferramentas usadas. Se, como indústria, continuarmos a consumir os recursos limitados do mundo de forma não sustentável, ficaremos sem os materiais necessários para produzir ferramentas de metal duro. A estimativa da reserva de tungstênio, por exemplo, é de cerca de 7 milhões de toneladas, ou 100 anos de consumo. Ter um fluxo de trabalho configurado que envie automaticamente ferramentas usadas para reciclagem pode tornar a tomada de medidas para uma prática mais sustentável muito mais fácil para o usuário final.

Além de facilitar uma reciclagem mais racionalizada, o software de gerenciamento de estoques também pode garantir que os clientes recebam ofertas de ferramentas recondicionadas em vez de ferramentas novas. Elas frequentemente não apenas representam metade do custo de uma ferramenta nova, mas também as ferramentas recondicionadas podem facilitar até três usos de uma única ferramenta antes que ela precise ser reciclada. Os operadores podem incluir o recondicionamento no processo de gerenciamento de ferramentas, enviando as ferramentas usadas para o recondicionamento e recebendo-as de volta para reutilização. 

Como a invenção de Hero, as máquinas de venda automática atuais servem para agilizar o processo de gerenciamento de estoque e obter os itens de que os usuários precisam de uma maneira mais eficiente. Mas hoje, elas também são capazes de fazer muito mais. A Sandvik Coromant acha que os usuários do software CoroPlus Tool Supply podem aumentar a taxa de uso de suas máquinas até 95% em comparação com os 50% se não estiverem usando o software de gerenciamento de estoques. Ter o hardware e software corretos para gerenciar as ferramentas não consiste apenas em manter o chão de fábrica limpo e arrumado. A implementação do software de gerenciamento de estoques torna o ambiente de produção mais enxuto, mais verde e mais econômico. 

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM
O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Andreas Nyberg

Especialista da Sandvik Coromant em CoroPlus Tool Supply.