por Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.    |   19/04/2022

Como deve ser feita a escolha de um Desengraxante Industrial de qualidade?

Deve ser observado vários critérios antes de se tomar a decisão de encolha de um desengraxante industrial. O critério mais utilizado e o que mais induz ao erro na escolha do desengraxante industrial para limpeza pesada é a análise feita baseada apenas no preço do produto. Saiba que muitos desengraxantes são solúveis em água, e com isso, quando há uma grande diferença de preço entre produtos similares é muito provável que na aquisição de um desengraxante industrial mais barato, o comprador esteja adquirindo um produto com baixo teor de ativos e uma maior concentração de água na formulação. Outras análises que precisam ser realizadas quando da aquisição de um desengraxante industrial é a de verificar a qualidade da limpeza que este realiza, se este atende as normas de segurança para o fim a que se destina, os tipos de desengraxe que executa, se a quente ou a frio, os tipos de diluição que aceita, entre outras fatores.

Imagem: Divulgação/Cadium

A viscosidade de um Desengraxante Industrial é importante para conferir a sua qualidade? 

Em uma resposta simples e direta ao questionamento acima dizemos que não! Ter em uso um desengraxante industrial para limpeza pesada extremamente viscoso não quer dizer que o produto apresenta uma ação de limpeza superior e nem tão pouco que se trata de um produto mais concentrado. A viscosidade em um desengraxante industrial para limpeza pesada está intimamente ligada à sua formulação e ao pacote de produtos químicos que fazem parte da sua composição, com isso também podemos dizer que ao adquirir um desengraxante industrial biodegradável menos viscoso não significa que este possua um menor poder de limpeza. Quando se menciona que um desengraxante industrial para limpeza pesada é concentrado, tal referência tem relação ao teor de materiais ativos que estão presente na formulação do produto, sendo isso o que que determinará a realização de uma boa limpeza, mesmo em soluções com ampla diluição.

Hoje estão disponíveis no mercado muitos produtos químicos destinados especificamente para espeçar líquidos, e isso serve inclusive para mascarar um desengraxante industrial biodegradável de baixa qualidade. Portanto, fique ciente que apenas a visualização de que um desengraxante industrial para limpeza pesada é mais ou menos viscoso que outro, não é indicação de um melhor ou pior desempenho.

Desengraxante Industrial: a concentração como item determinante da qualidade do produto

A concentração em um desengraxante industrial para limpeza pesada tem relação direta com a quantidade de produtos químicos ativos existentes na formulação do desengraxante. Quanto maior for o poder de diluição desengraxante industrial biodegradável sem que este perca a sua capacidade de limpeza, maior será a sua qualidade. Também podemos dizer que quanto maior for à capacidade de diluição que o desengraxante suportar sem perder a qualidade, menor será o seu custo.


Continua depois da publicidade


As informações sobre a concentração e os princípios ativos do desengraxante industrial para limpeza pesada, devem ser consultadas respectivamente no boletim técnico e na Fispq do produto. Além de se seguir as recomendações de uso do fabricante, a realização de testes práticos de aplicações e diluições recomendadas é a melhor forma de se avaliar o desengraxante industrial para limpeza pesada.

Desengraxante Industrial: o que mais devemos saber a respeito?

Quando observamos um desengraxante industrial para limpeza pesada que apresenta um ação de limpeza “muito forte”, normalmente é de se esperar que em sua formulação contenha alguns produtos químicos que são mais prejudiciais quando em contato com o ser humano, e encontramos tais restrições em desengraxantes formulados a base de solvente ou com produtos de base alcalina. 

Um desengraxante industrial para limpeza pesada pode possuir um poder de limpeza menor ou por vezes mais lento, mas normalmente este produto é mais adequado ao atendimento das normas ambientais e trabalhistas.

Em resumo podemos dizer que o desengraxante industrial para limpeza pesada que melhor realiza a sua função de limpeza é aquele consumido em menor volume, gerando uma forma eficiente de aplicação e de redução de custos.


Para o fornecimento de mais informações ou se está necessitando adquirir um desengraxante industrial para limpeza pesada de elevada qualidade, entre em contato com a CADIUM, pois possuímos uma completa linha de produtos destinados à limpeza e a manutenção fabril.

Para contato por telefone ligue para (11) 4047-9292, para o contato por WhatsApp ligue para (11) 97587-7837, ou envie uma mensagem para o e-mail cadium@cadium.com.br. Não deixe de consultar a CADIUM.

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM
O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.

Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.

Comentários