por Anna    |   28/03/2022

Engenharia: como trabalhar de maneira sustentável na área?

Independente da área em questão, o desenvolvimento sustentável, ou seja, a sustentabilidade é um dos pilares de toda a sociedade moderna e ela pode se manifestar de diversas maneiras, principalmente através de projetos que tratam de inovações.

Uma área como a engenharia mecânica, no caso, é indissociável da questão das inovações, visto que um dos objetivos da engenharia mecânica é justamente o de possibilitar avanços e modernizações na área mecânica.

Portanto, ao estabelecermos esta relação, é inegável que mais cedo ou mais tarde a engenharia mecânica vai ser indissociável da questão da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável.

Cada vez mais ideias, projetos de engenharia mecânica e processos de fabricação dos mais diversos motores, geradores e afins levarão em consideração o seu impacto no ambiente e a sustentabilidade do projeto em questão.

Logo, uma das mais valiosas dicas de temas para TCC em engenharia mecânica e outros projetos na área é justamente o caráter sustentável presente no projeto em questão.

Além disso, cursos técnicos também tendem a ser cada vez mais influenciados pelo debate sustentável, de modo que a engenharia mecânica em todos os níveis será moldada pelo desenvolvimento sustentável, assim como diversos TCC técnico em mecânica.

Mas como exatamente esses projetos são desenvolvidos e quais as tendências mais voltadas para a sustentabilidade dentro do campo da engenharia, de maneira geral?

Tendências sustentáveis para a engenharia mecânica


Continua depois da publicidade


Como foi visto no início da reportagem, a sustentabilidade é uma das maiores tendências para a indústria e para o comércio de maneira geral no planeta. Isso afeta desde o criador de vacas leiteiras até o engenheiro mecânico de automóveis.

Então, levando este ponto em consideração, é possível assumir que os temas de pesquisa na área de engenharia mecânica irão cada vez mais ser influenciados pela sustentabilidade, assim como afirmamos anteriormente.

Logo, para conseguir escolher um projeto de pesquisa que tenha uma influência sustentável e um certo grau de consideração pelo meio-ambiente, é necessário conferir as últimas tendências em sustentabilidade dentro da engenharia.

De acordo com a plataforma Mec Tria, cada vez mais são exigidos protocolos sustentáveis em montadoras, empresas automobilísticas e diversas outras do ramo, que se relacionam diretamente com a engenharia mecânica.

A grande tendência neste setor dentro da engenharia mecânica, especificamente, é o desenvolvimento de carros elétricos e híbridos e também aviões elétricos e híbridos. Sim, você não está equivocado. 

Com o passar do tempo, mais empresas e mais grupos entrarão no ramo dos aviões elétricos e dos carros elétricos. Hoje já é possível ver um modelo pronto de avião elétrico da montadora Rolls-Royce, por exemplo.

A engenharia fora do automobilismo e da aeronáutica

Saindo um pouco dos limites do automobilismo e da aeronáutica, há diversos projetos de engenharia mecânica, atualmente, que são um exemplo claro da importância de um bom ambiente para estudar, para desenvolver projetos de qualidade e trazer avanços.

Essa manutenção do meio-ambiente, logo, é um fator indispensável para o avanço da tecnologia em todo o mundo, sendo que esta relação cada vez mais é notada e considerada na hora do desenvolvimento de novos projetos.

Segundo a plataforma digital da FEI, há diversos projetos e soluções sustentáveis sendo pensadas diariamente para a resolução dos mais variados problemas da sociedade, como podemos observar nos seguintes exemplos:

  1. Eco Path

Ainda relacionado com os carros, de maneira indireta, temos a idealização do Eco Path. O Eco Path é um conceito de asfalto sustentável, desenvolvido por diversos grupos hoje em dia. Por exemplo, a CB-PAV, grupo responsável por pavimentação hoje já trabalha com o ECO Instant-PAV,  que é um asfalto gerado por borrachas residuais de pneus que são reaproveitadas, atuando como substituto para o petróleo que é usado na maior parte do asfaltamento através do piche.

  1. Simum

Hoje o grupo Simum é responsável por desenvolver máquinas de limpeza que operam exclusivamente através da atuação do ar comprimido, como substrato para  limpeza no lugar da água, reduzindo assim o uso de água e de produtos de     limpeza, que muitas vezes são danosos ao meio-ambiente.

  1. Conavis

De maneira direta: a automação é capaz de trazer sustentabilidade? Sim, com certeza, visto que o uso de recursos renováveis, como a energia solar e a elétrica, é geralmente empregado neste tipo de mecanismo, permitindo que seja utilizado de maneira ininterrupta, enquanto seu consumo de energia é mais limpo. No caso da Conavis, falamos de um processo que visa automatizar o sistema de atracagem de navios nos portos do país. Sendo um processo realizado diariamente, independente do horário, a automação deste tipo de sistema é um importante passo para o desenvolvimento sustentável.

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Anna