por Gabriela Pederneira    |   08/03/2022

Usinagem conectada: Ferramentas on-line ajudam fábricas a dimensionar a produção sem elevação do custo fixo

Os serviços através de ferramentas on-line se popularizaram durante a pandemia. Na vida pessoal, muitos aderiram a bancos digitais, serviços de entrega de comida e de transporte on-line. Essas ferramentas passaram a ser corriqueiras para otimizar o tempo e os custos, mas as empresas não enxergam a virtualização de serviços com os mesmos olhos. 

Bruno Diesel Gellert, co-founder e CEO da Peerdustry defende que as indústrias, principalmente as focadas em maquinários, podem se beneficiar das ferramentas on-line para potencializar sua produção, sem descapitalizar o negócio. 

Por exemplo, é comum que as fábricas tenham picos e vales de produção, certo? Se a estrutura é adequada para comportar a produção durante o pico, fica subutilizada e ociosa por muito tempo. Agora, se a estrutura é dimensionada pela demanda do vale, quando crescem os números de pedidos começa o atraso da entrega e os gastos extras para suportar a crescente produção.

Isso acontece porque é difícil relacionar capacidade instalada com oferta e demanda. A saída pode estar justamente nas ferramentas digitais. A tendência são plataformas que conectam máquinas a soluções que facilitam a entrega de itens sob demanda. Assim, o custo fixo da fábrica cai e a capacidade produtiva aumenta. 

É como se conectar a uma fábrica virtual, como se um dos galpões da sua empresa fosse o computador, de acordo com Gellert.

A Peerfustry oferece esse serviço para compra de ferramentas de usinagem. Por meio da plataforma, as fábricas podem subir o desenho técnico e receber um orçamento e previsão de entrega das peças necessárias para produzir a demanda. 

Assim, as fábricas pequenas podem economizar até 90 horas de trabalho de orçamento e pedido de peças. Sem contar a economia se comparado ao custo de produzir todas as peças “dentro de casa”. 

A manufatura é um dos setores com menor valor agregado dentro da indústria. Plataformas como a da Peerfustry ajudam, portanto, as empresas a economizarem em setores que não geram tanto valor para o produto e investirem em outros que trazem maior retorno. 


Continua depois da publicidade


Basicamente, a virtualização do serviço de produção de peças de usinagem é a solução para as empresas não terem capital parado em máquinas ociosas e cumprir com as demandas, de forma otimizada. 

Gellert falou sobre a redução de custos operacionais manufaturando peças remotamente durante webinar promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), realizado em parceria com a Peerdustry. 

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Gabriela Pederneira

Jornalista e Redatora dos portais CIMM e Ind. 4.0