por Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.    |   29/03/2022

Por que o óleo protetivo ceroso contribui para diminuir as perdas nos processos produtivos?

A oxidação das peças metálicas é um grande inconveniente que afeta as operações de metal working. Tanto nas operações entre processos como no armazenamento das peças e equipamentos, é facilmente observado o aparecimento de pontos de oxidações e corrosões nas superfícies metálicas.

Por maior cuidado que se tenha no processamento destas peças, a melhor solução para a inibir a corrosão é a utilização de produtos formulados especificamente para este fim, como o óleo protetivo ceroso.

O óleo protetivo ceroso é extremamente importante para a indústria do metal working, pois contribui para a preservação das peças metálicas, como as de produtos semiacabados, as peças prontas, estampadas ou usinadas, armazenadas por longo tempo ou entre processos, pois reduz perdas e melhora o desempenho, principalmente no caso de insumos ou de moldes.

O óleo protetivo ceroso possui esta denominação, pois após sua aplicação, ele forma uma película cerosa sobre a superfície metálica. Dependendo do grau de proteção que se necessita, esta película poderá ser fina ou mais espessa. O óleo protetivo ceroso é ideal para a proteção anticorrosiva temporária de máquinas, peças, chapas, tubos, fios e artefatos de metal, inclusive aqueles expostos à chuva e em transportes marítimos. Por apresentar uma proteção altamente eficiente e aderente à superfície metálica, a remoção do óleo protetivo ceroso geralmente deve ser realizada com o uso de uma lavagem alcalina, por solventes ou com compostos específicos.

O quer mais devemos saber sobre o Óleo Protetivo Ceroso?

A formulação do óleo protetivo ceroso contém aditivos inibidores de corrosão, também chamados por inibidores de adsorção (processo de adesão de um fluído por uma superfície sólida). Quimicamente podemos explicar que estes aditivos se comportam como formadores de películas protetivas nas regiões catódicas e anódicas dos metais, provocando interferências nas reações eletroquímicas da corrosão metálica, proporcionada pela exposição do material às moléculas de água, gás oxigênio ou íons de hidrogênio.


Continua depois da publicidade


O óleo protetivo ceroso é composto por ácidos orgânicos, inibidores de corrosão e ésteres derivados da oxidação de subprodutos do petróleo, o que propicia a geração de película que garante uma proteção duradoura e eficaz. O óleo protetivo ceroso é um produto que garante uma ação antioxidante, anticorrosiva e antiferruginosa nas peças metálicas por longos períodos, até que seja necessária sua remoção. No mercado, é possível encontrar o óleo protetivo ceroso em versões líquidas e em aerossol.

Indicações de uso do Óleo Protetivo Ceroso

O óleo protetivo ceroso do tipo desaguante é um lubrificante que apresenta alto rendimento e proteção por longo período, sendo facilmente removível com uso de solventes, sendo indicado para aplicações nas indústrias metalúrgicas, oficinas de manutenção, fábricas de autopeças, na proteção de engrenagens, entre outras. Esse lubrificante também é ideal para a proteção anticorrosiva durante o armazenamento e o transporte de equipamentos, máquinas e componentes mecânicos. O óleo protetivo ceroso é um produto altamente estável em ambientes com condições de contaminação ácida ou alcalina.

Para a proteção anticorrosiva temporária de máquinas e peças agrícolas, máquinas, peças usinadas, chapas, tubos, fios e diversos artefatos de metal, o óleo protetivo ceroso é o lubrificante ideal, pois gera uma película bem resistente que repele de maneira eficiente a poeira, evitando prejuízos com a corrosão.

A contribuição do óleo protetivo secativo para diminuir as perdas no processo produtivo está relacionada a geração de uma proteção anticorrosiva por longos períodos às peças e equipamentos armazenados em ambientes abertos, sujeitos a altas temperaturas, poeira e a umidade do ar, além de apresentar excelente desempenho na proteção de moldes metálicos, produtos prontos, semiacabados, destinados ao estoque, peças estampadas ou usinadas oriundas do processo produtivo da indústria metal mecânica e oficinas de manutenção.

Como podemos ver, o óleo protetivo ceroso apresente ampla aplicação na indústria automotiva, mecânica, agrícola e uso geral. 


 

Saiba que a CADIUM possui uma linha completa de óleo protetivo anticorrosivo, inclusive de óleo protetivo ceroso, desaguante ou secativo. Temos também o óleo protetivo antioxidante de base vegetal GRUNDI ARBARO 522N, que é composto por substâncias atóxicas, sem solventes na formulação e que atende plenamente a norma NR 15, protegendo o meio ambiente e o trabalhador.

Aguardamos a sua consulta por telefone (11) 4047-9292, por WhatsApp (11) 97587-7838 ou por e-mail [email protected].
O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.

Cadium Comércio Importação e Exportação Ltda.