por Quimatic Tapmatic    |   14/04/2020

Coronavírus: limpeza de pisos, máquinas e superfícies nas indústrias é essencial para combater o perigo

A limpeza bem-feita elimina o coronavírus porque deixa o vírus desprotegido. O coronavírus, em particular, se encapsula numa camada de gordura. A água de sabão dos produtos de limpeza remove esta camada protetora e, assim, deixa o vírus exposto, levando-o rapidamente à morte.

Para reduzir ao máximo o risco de contaminação por coronavírus, é importante que as indústrias invistam na limpeza de pisos, máquinas e demais superfícies. A higienização cuidadosa dos ambientes irá eliminar possíveis focos do vírus no local de trabalho e assegurar mais segurança aos colaboradores.

“Vale lembrar que o coronavírus pode sobreviver dias em superfícies de plásticos, metais, vidros e tecidos. Por isso, a higienização dos ambientes é tão importante”, explica o Marcos Pacheco, químico da Quimatic Tapmatic.

Como a transmissão do vírus acontece principalmente por contato, ao se eliminar o agente infeccioso e as sujidades das superfícies, evita-se que as pessoas, ao tocá-las, transfiram o vírus da superfície para as mãos e das mãos para boca, nariz, olhos e para outras pessoas.

Por que a limpeza elimina o vírus?

A limpeza bem-feita elimina o coronavírus porque deixa o vírus desprotegido. O coronavírus, em particular, se encapsula numa camada de gordura. A água de sabão dos produtos de limpeza remove esta camada protetora e, assim, deixa o vírus exposto, levando-o rapidamente à morte.

Esteja a indústria em atividade – ou ritmo menor de produção devido à quarentena – a limpeza do ambiente deve acontecer para preservar a saúde dos colaboradores que estão trabalhando ou que retornarão às atividades.

Desengraxantes industriais

De acordo com o químico da Quimatic Tapmatic, desengraxantes industriais são muito mais potentes que sabões e detergentes na limpeza das indústrias e, portanto, na eliminação do coronavírus.

Este é o caso do desengraxante à base de água Quimatic ED SOLV, notificado pela Anvisa.  Além da alta capacidade para eliminar a membrana de gordura do coronavírus, o produto tem alto poder de limpeza, é biodegradável e não inflamável. Ou seja, não faz mal ao meio ambiente e não propaga chama, evitando o risco de incêndio ou explosão no ambiente industrial.


Continua depois da publicidade


Com alto rendimento, o produto pode ser diluído na proporção de até 1:100. No caso da limpeza para combate ao coronavírus, a diluição recomendada é de 1:30 (uma parte de desengraxante para 30 de água).

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.

Quimatic Tapmatic

A fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic está no mercado há 40 anos .

CIMM - Centro de Informação Metal Mecânica